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Supervisão escolar para planear e construir a escola educativa
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2011-12-05T09:39:19Z | |
dc.date.available | 2011-12-05T09:39:19Z | |
dc.date.issued | 2005-04 | |
dc.description.abstract | Vivemos em tempo de modelos sociais complexos e marcados pela diversidade. As incertezas são próprias da sociedade que questiona valores de toda a ordem e a reacção passa por aceitar os desafios respondendo de forma reflectida e planeada. É preocupante o desnível acentuado entre os discursos de circunstância nomeadamente nos textos de Lei, e as realidades da educação a que os cidadãos têm acesso nas escolas. Contudo, a diferença pode acentuar-se ainda mais se a autonomia, responsável e monitorizada, das escolas não se tornar efectiva conduzindo a uma identificação e resolução das próprias necessidades formativas. A (re)organização da escola é, portanto, fulcral no processo de mudança (Cachapuz et al., 2002) e requer prioritariamente, em tempos de elevada dependência e avanços dos meios tecnológicos, planeamento da formação de recursos humanos. É desse modo que o conceito de Supervisão ampliou o seu domínio para aspectos identitários da orientação da formação de profissionais e de formadores de profissionais, para a sociedade contemporânea. Significa compreender a complexidade e extensão dos fenómenos profissionalizantes para a qualidade do desempenho, tendo em conta estruturas teóricas, materiais e humanas. Tem-se ainda presente que a Supervisão do tempo actual se dirige para indivíduos mas que tem vindo a deslocar o seu centro das práticas pedagógicas encerradas na sala de aula para a instituição escola (Alarcão 2001, Formosinho 2002) e portanto, orienta-se por projectos e para sistemas. O que se apresenta na comunicação é a discussão do quadro conceptual no qual se move a supervisão escolar actual e linhas de construção de Projectos de Supervisão. Apresenta-se, como exemplo, um Projecto concreto de formação de recursos humanos, relevando o papel indispensável do supervisor no planeamento, acompanhamento e avaliação da formação para uma nova escola mais educativa. | por |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Fátima (2005) - Supervisão escolar para planear e construir a escola educativa. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1001 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Supervisão escolar | por |
dc.subject | Escola educativa | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Projectos de supervisão | por |
dc.title | Supervisão escolar para planear e construir a escola educativa | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.title | VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | por |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |