Repository logo
 
Publication

Supervisão escolar para planear e construir a escola educativa

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2011-12-05T09:39:19Z
dc.date.available2011-12-05T09:39:19Z
dc.date.issued2005-04
dc.description.abstractVivemos em tempo de modelos sociais complexos e marcados pela diversidade. As incertezas são próprias da sociedade que questiona valores de toda a ordem e a reacção passa por aceitar os desafios respondendo de forma reflectida e planeada. É preocupante o desnível acentuado entre os discursos de circunstância nomeadamente nos textos de Lei, e as realidades da educação a que os cidadãos têm acesso nas escolas. Contudo, a diferença pode acentuar-se ainda mais se a autonomia, responsável e monitorizada, das escolas não se tornar efectiva conduzindo a uma identificação e resolução das próprias necessidades formativas. A (re)organização da escola é, portanto, fulcral no processo de mudança (Cachapuz et al., 2002) e requer prioritariamente, em tempos de elevada dependência e avanços dos meios tecnológicos, planeamento da formação de recursos humanos. É desse modo que o conceito de Supervisão ampliou o seu domínio para aspectos identitários da orientação da formação de profissionais e de formadores de profissionais, para a sociedade contemporânea. Significa compreender a complexidade e extensão dos fenómenos profissionalizantes para a qualidade do desempenho, tendo em conta estruturas teóricas, materiais e humanas. Tem-se ainda presente que a Supervisão do tempo actual se dirige para indivíduos mas que tem vindo a deslocar o seu centro das práticas pedagógicas encerradas na sala de aula para a instituição escola (Alarcão 2001, Formosinho 2002) e portanto, orienta-se por projectos e para sistemas. O que se apresenta na comunicação é a discussão do quadro conceptual no qual se move a supervisão escolar actual e linhas de construção de Projectos de Supervisão. Apresenta-se, como exemplo, um Projecto concreto de formação de recursos humanos, relevando o papel indispensável do supervisor no planeamento, acompanhamento e avaliação da formação para uma nova escola mais educativa.por
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima (2005) - Supervisão escolar para planear e construir a escola educativa. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1001
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSupervisão escolarpor
dc.subjectEscola educativapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProjectos de supervisãopor
dc.titleSupervisão escolar para planear e construir a escola educativapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.titleVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopor
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FP_Supervisao escolar.pdf
Size:
113.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: