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Authors
Abstract(s)
A imagem de uma instituição – a partir da sua identidade visual – nasce da
perceção, por parte do público, de uma quantidade de fatores, refletindo os seus
valores, a sua atividade profissional e o seu profissionalismo. Essa identidade passa
hoje, e cada vez mais, pelo vestuário e acessórios que as pessoas vestem e exibem,
não descurando os outros suportes mais emblemáticos.
O vestuário profissional, ou fardamento surgiu da necessidade de aliar, difundir e
promover uma imagem, da necessidade de segurança e proteção, conforto e estética
ou ainda de qualquer outra necessidade que tenha como objetivo o vestuário comum
para determinadas pessoas ou grupo de pessoas. Caracteriza-se, assim, pela
indumentária própria para o exercício de determinada atividade profissional ou
função.
É o caso do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. que, conhecedor da
importância do vestuário profissional, e preocupado com as falhas identificadas ao
nível do fardamento em vigor propôs a criação de soluções para os problemas
existentes.
Da análise mais direcionada e profunda dos vários momentos de estudo,
diagnosticaram-se os seguintes problemas: 1. A inexistência de vestuário profissional
uniformizado; 2. A inexistência de etiquetas uniformizadas; 3. Dificuldades em
reconhecer os profissionais por parte dos utentes (doentes e visitantes); 4.
Inexistência de vestuário profissional diferenciador das funções dos profissionais; 5.
Inexistência de um regulamento adequado de uso do vestuário profissional.
Com base em necessidades detetadas, delineou-se um projeto que visa a criação
de proposta de fardamento e acessórios para os profissionais de front office do
C.H.C.B., com base na nova identidade visual corporativa e que garanta o
conforto no desempenho das várias atividades e funções.
Para dar uma resposta qualitativa às problemáticas, formulou-se a seguinte
questão de partida: Através do design de vestuário profissional é possível garantir o
conforto do utilizador no desempenho das suas tarefas, bem como a identidade
corporativa. De modo a testá-la, foi necessário recorrer a uma metodologia de
investigação mista, não-intervencionista e intervencionista (investigação-ação)
tentando dar resposta à questão de partida e apresentar um argumento.
Na investigação não-intervencionista, foi testada a resposta à questão de partida
através de várias técnicas, como a pesquisa documental, os casos de estudo, as
entrevistas, os questionários e os grupos de foco.
Na investigação intervencionista tratou-se a componente projetual, isto é, a
conceção criativa do vestuário profissional.
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de
Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para
cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
Keywords
Design de vestuário e têxtil Vestuário profissional (fardamento) Identidade corporativa Ergonomia
