Publication
Brew it yourself - Sistema de aprendizagem
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ângela Cristina Marques de | |
dc.contributor.advisor | Fidalgo, Filipe Miguel Bispo | |
dc.contributor.author | Azevedo, João Santos Pereira | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T14:39:12Z | |
dc.date.available | 2023-06-30T14:39:12Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos. | |
dc.description.abstract | Atualmente, os métodos de ensino em espaços curriculares estão a ser alvo de uma mutação tecnológica. O autor verificou que vários professores, estudantes e pais, notam que a aprendizagem é mais eficaz quando os tópicos ensinados são explicados usando entretenimento como base. Devido a isto, este projeto tem como objetivo examinar que tópicos de aprendizagem estão, ou não, a usar métodos educativos com base em entretenimento - mais especificamente, usando gamificação para educar estudantes usando este paradigma. Não sendo o conceito de gamificação um tópico muito recente, a sua aplicabilidade em termos curriculares ainda não é muito disseminada, sendo então desejável ter dados que mostrem factualmente como é que, e se, estes projetos de aprendizagem com base em entretenimento, funcionam em salas de aula. Este documento descreve o desenvolvimento de uma solução de aprendizagem com base em entretenimento, como foi testada, e respetivos resultados. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: Today, teaching methods in curricular spaces are undergoing a technological mutation. The author verified that several teachers, students, and parents note that learning is more effective when the topics being taught are explained using entertainment as a basis. Because of this, this project aims to examine what learning topics are, or are not, using entertainment-based educational methods - more specifically, using gamification to educate students using this paradigm. Since the concept of gamification is not a very recent topic, its applicability in curricular terms is not yet widespread, so it is desirable to have data that shows factually how, and if, these entertainment-based learning projects work in classrooms. This paper describes the development of an entertainment-based learning solution, how it was tested, and its results. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203319915 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8542 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Conceitos educacionais | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Entretenimento | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.subject | Games | pt_PT |
dc.subject | Educational concepts | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Entretainment | pt_PT |
dc.title | Brew it yourself - Sistema de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos | pt_PT |