Repository logo
 
Publication

Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorPires, Pedro Rui Inês
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.contributor.authorViegas, Pedro
dc.date.accessioned2018-09-21T08:35:43Z
dc.date.available2018-09-21T08:35:43Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this research was to evaluate the attitudes of students without disability in Physical Education, as a inclusive context. The variables of gender and type of disability were analyzed. This study also intends to contribute to the understanding of the concept of inclusion, and may contribute to future research. The sample was selected in a public school and is composed by 37 individuals of both genders, whose classes have students with Special Educational Needs, participating in Physical Education. In this research were applied two instruments, an exploratory interview that was the basis for the construction of a questionnaire. The results show that there are differences in attitudes, varying in gender and type of disability. In conclusion, this study is fundamental as a way of gauging the attitudes of students without disability, since they are one of the main agents for the construction of the inclusion process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, H., Pires, P., Serrano, J.J., Petrica, J.M. e Viegas, P. (2016). Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista Científica da FPDD, Ano 2, Vol. 2, N.º 1, pp.33-38.pt_PT
dc.identifier.issn2183-9603
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6182
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFederação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiênciapt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttp://fpdd.org/wp-content/uploads/2018/03/Desporto-e-Atividade-Fisica-para-Todos-N2-setembro-de-2016-min.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectGénero e tipologia da deficiênciapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectGender and type of disabilitypt_PT
dc.titleInclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilitiespt_PT
dc.title.alternativeInclusão na Disciplina de Educação Física: Atitudes dos Alunos sem Condição Deficiênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOlival Bastopt_PT
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.issueAno 2pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleDesporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiênciapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.familyNamePires
person.familyNameSerrano
person.familyNamePetrica
person.givenNameMaria Helena
person.givenNamePedro Rui
person.givenNameJoão
person.givenNameJoao
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier0000000068504193
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
person.identifier.orcid0000-0001-8395-0092
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication1b1d1d2a-f563-4034-a3dd-6c16a40eff75
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b1d1d2a-f563-4034-a3dd-6c16a40eff75

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2016_Helena Mesquita_RevistaFPDD_ARTIGO_Inclusao e Educacao fisica.pdf
Size:
642.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: