Repository logo
 
Publication

Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Carlos Manuel Dinis Piçarra
dc.contributor.authorMachado, David Joel Gomes
dc.date.accessioned2018-03-11T17:49:57Z
dc.date.available2018-03-11T17:49:57Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO processo de iniciação a um instrumento musical requer cuidados redobrados e uma grande flexibilidade teórico-prática por parte dos professores, no intuito de manter os alunos motivados durante toda a aprendizagem. Verificando os problemas associados a esta fase da aprendizagem musical e explorando diferentes métodos e estratégias, o presente projeto de investigação-ação assenta na problemática em relação ao instrumento mais adequado à iniciação do clarinete. Ao longo deste projeto de investigação são apresentados os procedimentos aplicados a um grupo formado por três alunos que se encontravam a iniciar a sua aprendizagem no clarinete, no Conservatório de Música e Artes do Dão. Este grupo esteve, durante o ano letivo 2015/2016, exposto ao saxonette, instrumento alternativo à iniciação do clarinete, em redor do qual se centra esta investigação-ação. Os resultados comparativos entre os dois instrumentos – saxonette e clarinete em si bemol -, bem como a análise das entrevistas e da prática-piloto com os três alunos, permitiram retirar conclusões extremamente positivas em relação à introdução do saxonette como antecâmara no processo alternativo da iniciação à aprendizagem do jovem clarinetista.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The processes underpinning the learning of a musical instrument require redoubled care and great theoretical and practical flexibility by teachers, in order to keep the students motivated throughout the learning process. By verifying the problems associated with this phase of musical learning and exploring different methods and strategies, the current project of action research is based on the problematic of the most appropriate instrument for the clarinet’s initiation. Throughout this research project the procedures applied were presented to a group of three students who were beginning their learning in the clarinet at the Conservatory of Music and Arts of Dão. During the academic year of 2015/2016, this group was exposed to saxonette, an alternative instrument to the initiation of the clarinet around which this action research is centered. The comparative results between the two instruments – saxonette and standard clarinet, as well as the analysis of the interviews and the pilot practice with the three students, allowed to draw extremely positive conclusions, regarding the introduction of the saxonette as an alternative to the initiation of the learning process of the young clarinetist.pt_PT
dc.identifier.tid201881608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6032
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectSaxonettept_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.subjectInititionpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectSaxonettept_PT
dc.titleSaxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
David_Machado.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: