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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Identidade corporativa de uma empresa ou instituição evidencia-se através dos
elementos comunicacionais internos e externos, do ambiente de produção e/ou do
atendimento que é prestado ao cliente, na apresentação do staff e também através dos
estacionários.
Neste sentido, a investigação pretende materializar os valores associados à marca
IPCB e, assim, permitir delinear vários níveis de estratégia de comunicação corporativa em
adequação aos diferentes públicos-alvo.
Na metodologia de investigação, numa primeira fase, torna-se necessário fazer uma
revisão da literatura, relacionada com a problemática em causa, para clarificar conceitos e
adotar métodos. A partir da revisão bibliográfica, determinou-se um conjunto de
argumentos a testar e identificaram-se as variáveis e as medidas a tomar para testar esses
argumentos.
Para testar os argumentos, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista:
Primeiro, através de observação e análise das campanhas publicitárias de
angariação de novos alunos, realizadas anteriormente pelo IPCB, na intenção de avaliar a
relação entre imagem e texto. Segundo, através de questionário pretendeu-se a realização
de uma auditoria de imagem à presidência, deste instituto.
Tudo isso com o objetivo de fundamentar a relação existente entre texto e imagem
na publicidade institucional, e quais os valores da marca IPCB presentes na comunidade
académica. A análise dos dados resultantes desta metodologia de investigação será
qualitativa e poderá resultar num conjunto de diretrizes não fechadas, para que, em
futuras campanhas publicitárias, a aplicação da marca IPCB seja feita com maior eficácia,
valorizando e solidificando a Imagem institucional. Pretende-se que esta investigação tenha
uma aplicabilidade prática na campanha de captação de novos alunos para os cursos do
IPCB, nos anos lectivos de 2013/2016.
Contribuirá, certamente, para a consolidação da postura institucional no exterior já
que, com maior sucesso, se poderão definir linhas estratégicas e determinar objetivos a
cumprir, promovendo-se, com isso, uma postura de excelência relativamente à
concorrência.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Design Gráfico.
Keywords
Identidade corporativa Imagem corporativa Imagem publicitária Mensagem
Citation
SALGUEIRO, Rui Filipe Soares (2013) - A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB. Castelo Branco : IPCB. ESART : UTL. Faculadade de Arquitetura. 141 p. : il., fotos. Dissertação de Mestrado.
Publisher
IPCB. ESART ; UTL. FA