Repository logo
 
Publication

A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB

dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.authorSalgueiro, Rui Filipe Soares
dc.date.accessioned2013-03-27T16:12:14Z
dc.date.available2013-03-27T16:12:14Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Design Gráfico.por
dc.description.abstractA Identidade corporativa de uma empresa ou instituição evidencia-se através dos elementos comunicacionais internos e externos, do ambiente de produção e/ou do atendimento que é prestado ao cliente, na apresentação do staff e também através dos estacionários. Neste sentido, a investigação pretende materializar os valores associados à marca IPCB e, assim, permitir delinear vários níveis de estratégia de comunicação corporativa em adequação aos diferentes públicos-alvo. Na metodologia de investigação, numa primeira fase, torna-se necessário fazer uma revisão da literatura, relacionada com a problemática em causa, para clarificar conceitos e adotar métodos. A partir da revisão bibliográfica, determinou-se um conjunto de argumentos a testar e identificaram-se as variáveis e as medidas a tomar para testar esses argumentos. Para testar os argumentos, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista: Primeiro, através de observação e análise das campanhas publicitárias de angariação de novos alunos, realizadas anteriormente pelo IPCB, na intenção de avaliar a relação entre imagem e texto. Segundo, através de questionário pretendeu-se a realização de uma auditoria de imagem à presidência, deste instituto. Tudo isso com o objetivo de fundamentar a relação existente entre texto e imagem na publicidade institucional, e quais os valores da marca IPCB presentes na comunidade académica. A análise dos dados resultantes desta metodologia de investigação será qualitativa e poderá resultar num conjunto de diretrizes não fechadas, para que, em futuras campanhas publicitárias, a aplicação da marca IPCB seja feita com maior eficácia, valorizando e solidificando a Imagem institucional. Pretende-se que esta investigação tenha uma aplicabilidade prática na campanha de captação de novos alunos para os cursos do IPCB, nos anos lectivos de 2013/2016. Contribuirá, certamente, para a consolidação da postura institucional no exterior já que, com maior sucesso, se poderão definir linhas estratégicas e determinar objetivos a cumprir, promovendo-se, com isso, uma postura de excelência relativamente à concorrência.por
dc.identifier.citationSALGUEIRO, Rui Filipe Soares (2013) - A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB. Castelo Branco : IPCB. ESART : UTL. Faculadade de Arquitetura. 141 p. : il., fotos. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1768
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherIPCB. ESART ; UTL. FApor
dc.subjectIdentidade corporativapor
dc.subjectImagem corporativapor
dc.subjectImagem publicitáriapor
dc.subjectMensagempor
dc.titleA linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCBpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.titleA linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCBpor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERT_RUI_SAL.pdf
Size:
273.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: