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Motivações para a prática de desporto escolar em alunos do 2.º e 3.º Ciclos na cidade de Castelo Branco

dc.contributor.advisorSantos, Jorge Manuel Folgado dos
dc.contributor.advisorPetrica, João Manuel Patrício Duarte
dc.contributor.authorAfonso, Filipa Catarina Martins
dc.date.accessioned2025-06-05T10:07:56Z
dc.date.available2025-06-05T10:07:56Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física - Especialidade em Motricidade Infantil
dc.description.abstractO Desporto Escolar tem vindo a criar experiências, valores e aprendizagens para milhares de alunos, abrangendo muitas gerações, sendo também um impulsionador de inclusão, diversidade e integridade. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu avaliar a motivação dos alunos para a prática de Desporto Escolar do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Castelo Branco, tendo como principais objetivos: (i) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018 à prática do Desporto Escolar; (ii) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os outros alunos à prática do Desporto Escolar. Recorreu-se a um estudo de caráter quantitativo e transversal, com uma amostra de 130 alunos, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos (𝑥" = 12.38 ± 1.469), sendo 79 do género masculino e 51 do feminino, 14.6% (n = 19) alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, os restantes 85.4% (n = 111) correspondem aos outros alunos. As principais conclusões do estudo foram: (i) não existiram diferenças significativas aquando da comparação entre os dois grupos de alunos, o que nos permite concluir que as motivações não são assim tão díspares; (ii) há pouca literatura acerca da prática de Desporto Escolar em alunos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018; (iii) a versão Portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) é fidedigna, para avaliar as motivações que levam os alunos à prática desportiva. Esta dissertação de Mestrado apresenta-se como um contributo para a compreensão das motivações que levam estes dois tipos de alunos à prática de Desporto Escolar.por
dc.description.abstractAbstract: School sports have created valuable experiences, values, and learning opportunities for thousands of students across generations, and they also serve as a driver of inclusion, diversity, and integrity. In this context, the aim of this research was to assess the motivations of students to participate in school sports in the 2nd and 3rd cycles in the city of Castelo Branco. The main objectives were: (i) to identify the reasons, ranked by importance, that lead students covered by Decree-Law No.54/2018 to practice school sports; (ii) to identify the reasons, ranked by importance, that lead other students to practice school sports. A quantitative, cross-sectional study was conducted with a sample of 130 students, aged between 10 and 18 (x̄ = 12.38 ± 1.469), consisting of 79 males and 51 females. Of these, 14.6% (n = 19) were students covered by Decree-Law No. 54/2018, while the remaining 85.4% (n = 111) correspond to the other students. The main findings of the study were: (i) no significant differences were found between the two groups of students, which suggests that their motivations are not substantially different; (ii) there is limited literature on the practice of school sports among students covered by Decree-Law No. 54/2018; (iii) the Portuguese version of the Motivation Questionnaire for Sports Activities (QMAD) is a reliable tool for assessing the motivations that lead students to engage in sports. This Master's dissertation contributes to the understanding of the motivations that drive these two groups of students to participate in school sports.eng
dc.identifier.tid203953703
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10173
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectMotivação
dc.subjectDesporto escolar
dc.subjectPrática desportiva
dc.subjectDecreto-Lei n.º 54/2018
dc.subjectMotivation
dc.subjectSchool sport
dc.subjectSports practice
dc.subjectDecree-Law no. 54/2018
dc.titleMotivações para a prática de desporto escolar em alunos do 2.º e 3.º Ciclos na cidade de Castelo Brancopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Atividade Física

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