Publication
Ludicidade vs. tecnicidade na seleção de elementos de integração curricular no 1.ºciclo do Ensino Básico: o caso específico do português
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| dc.contributor.advisor | Pais , António Pereira | |
| dc.contributor.author | Silva, Joana Isabel Fundeiro da | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-16T14:28:53Z | |
| dc.date.available | 2025-10-16T14:28:53Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. | |
| dc.description.abstract | Este relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, apresenta de forma integrada e transversal o trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada e o projeto de investigação realizado. Na primeira parte, descreve-se e reflete-se sobre o projeto de investigação conduzido durante a prática supervisionada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, detalha-se o próprio projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na seleção de elementos de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo identificar as características intrínsecas aos elementos de integração curricular (lúdicos, técnicos e híbridos) que potenciem a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se, assim, contribuir para uma das valências mais importantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração curricular. Esta temática revela-se particularmente relevante, considerando o crescente desinteresse dos alunos pela escola. A nível metodológico, o estudo adota a análise SWOT, complementada por experiências de ensino. A recolha de dados seguiu uma abordagem múltipla, incluindo observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas. Os resultados obtidos evidenciam que o equilíbrio entre elementos lúdicos e técnicos é fundamental para promover o envolvimento e a motivação dos alunos. A integração de atividades lúdicas, aliada a estratégias técnicas bem estruturadas, revelou-se eficaz na melhoria do desempenho e na participação ativa dos alunos nas atividades curriculares. Verificou-se ainda que práticas híbridas, que conciliam momentos de exploração lúdica com objetivos pedagógicos claros, contribuem para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, favorecendo tanto o desenvolvimento cognitivo como socioemocional dos alunos. Estes dados sugerem que uma abordagem equilibrada entre o lúdico e o técnico é essencial para a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. | por |
| dc.description.abstract | Abstract: This report, prepared within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching, presents in an integrated and transversal manner the work developed throughout the supervised practice and the research project carried out. In the first part, the research project conducted during the supervised practice in Primary Education is described and reflected upon. In the second part, the research project itself is detailed. The research project focuses on the selection of elements for curricular integration in Primary Education, with the main objective of identifying the intrinsic characteristics of curricular integration elements (playful, technical, and hybrid) that enhance the effectiveness of teaching and learning processes. The aim is thus to contribute to one of the most important aspects of Primary Education: curricular integration. This topic is particularly relevant considering the growing disinterest of students in school. Methodologically, the study adopts a SWOT analysis, complemented by teaching experiences. Data collection followed a multiple approach, including participant observation, field notes, questionnaire surveys, and interviews. The results obtained show that a balance between playful and technical elements is fundamental to promote student engagement and motivation. The integration of playful activities, combined with well-structured technical strategies, proved effective in improving performance and active participation of students in curricular activities. It was also found that hybrid practices, which combine moments of playful exploration with clear pedagogical objectives, contribute to a more dynamic learning environment, favoring both the cognitive and socio-emotional development of students. These data suggest that a balanced approach between playful and technical elements is essential for the effectiveness of teaching and learning processes in Primary Education. | eng |
| dc.identifier.tid | 204028779 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10328 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Elemento- integrador | |
| dc.subject | Autonomia | |
| dc.subject | Cooperação | |
| dc.subject | Learning | |
| dc.subject | Integrative element | |
| dc.subject | Autonomy | |
| dc.subject | Cooperation | |
| dc.title | Ludicidade vs. tecnicidade na seleção de elementos de integração curricular no 1.ºciclo do Ensino Básico: o caso específico do português | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
