Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Determinação gráfica da parábola conhecidos dois pontos da curva e a tangente no vértice (exemplo prático de geometria aplicada ao design)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CONVER2_14.pdf299.25 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No âmbito da geometria euclidiana, abordada do ponto de vista gráfico, propõe-se um procedimento para obter a parábola, conhecidos dois pontos desta e a tangente no vértice. Os dois pontos podem estar a iguais ou a diferentes distâncias da tangente no vértice. Este problema tem solução através de uma construção incomum (Fig. 1), que divulgámos anteriormente em BONIFÁCIO, 2005, 64, e que consiste em determinar o ponto médio M entre a projecção ortogonal de um ponto P da parábola na tangente do vértice e o próprio vértice. PM é a tangente em P. A perpendicular à tangente em M intersecta o eixo da parábola no foco. É feita também aplicação do conceito que define que, do ponto de vista gráfico, as parábolas são todas semelhantes, assumindo tamanhos diferentes ao variar a distância focal. São utilizados conjuntamente métodos da geometria plana e da geometria descritiva.

Description

Keywords

Geometria Geometria euclidiana Parábola Curvas cónicas

Pedagogical Context

Citation

BONIFÁCIO, J.B. (2009) - Determinação gráfica da parábola conhecidos dois pontos da curva e a tangente no vértice (exemplo prático de geometria aplicada ao design). Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 2.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

IPCB. ESART

CC License