Repository logo
 
Publication

A literatura infantil como elemento integrador de todas as áreas curriculares disciplinares no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte
dc.contributor.authorLuís, Tânia Sofia Horta dos Santos
dc.date.accessioned2015-11-09T11:38:20Z
dc.date.available2015-11-09T11:38:20Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi redigido na etapa final e por forma a corresponder aos requisitos definidos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Nele é relatado o nosso trabalho desenvolvido durante a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentada a investigação empírica feita por nós, subordinada ao tema “A literatura infantil como elemento integrador de todas as Áreas Curriculares Disciplinares no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Foi propósito desta investigação perceber se a literatura para a infância (LI) pode servir como elemento de integração didática de todas as Áreas Curriculares Disciplinares na planificação de uma Unidade Didática (UD) e se esta pode ser um elemento motivador que desperte aprendizagens significativas nas crianças de 1.º CEB. Neste sentido, esta investigação é de caráter qualitativo, assente nas caraterísticas do estudo de caso em contexto escolar. Foi utilizada uma amostra de conveniência de oito sujeitos, do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes à turma onde desenvolvemos a Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. De forma a atingir os objetivos delineados, desenvolvemos três percursos de ensino e aprendizagem utilizando a literatura infantil como elemento de integração didática e dois percursos sem que esta fosse o elemento integrador. Para a recolha de dados utilizámos como instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação direta, as notas de campo, a entrevista estruturada à Professora Cooperante e uma grelha de avaliação da motivação dos alunos. A análise aos dados recolhidos mostram que a literatura infantil pode ser utilizada como elo de integração didática nas diferentes áreas curriculares como ponto de partida à abordagem de conteúdos e que o trabalho desenvolvido em torno desta promove uma maior motivação nos alunos durante os percursos de ensino e aprendizagem. Considerando os resultados do estudo empírico, a literatura infantil, enquanto elemento integrador, apresentou-se como uma estratégia de integração curricular com valor educativo no âmbito da valorização do conhecimento científico, lúdico e ocasional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present report of internship was drafted in the final stage in order to match the requirements set for the conclusion of the Master´s degree, in Pre-school Education and Teaching primary education in Polytechnic Institute of Castelo Branco’s Education School. It reports our developed work during the Supervised Practice in Preschool Education and primary education and it presents a empirical investigation, entitled "Children's Literature as an integrating element of all Disciplinary Educational Curriculum Areas in the First Cycle of Basic Education”. The purpose of this investigation was to realize whether the literature for children (LI) can serve as didactic element of integration, to all Disciplinary Curriculum Areas in a planning unit and this will be able to be a motivating factor, that arouses significant learn to children of primary education. So it means that this research is qualitative, based on the characteristics case studied on schools. We used a convenience sample of eight subjects, attending the fourth year of primary education. In order to achieve the objectives outlined, we developed three units using children's literature, as a didactic integration element and two units without it. For data collection, we used as tools and techniques direct observation, field notes, one structured interview to cooperating teacher and an evaluation grid of student’s motivation. The analysis of the collected data shows that children's literature can be used as didactic integration link in the different curriculum areas, as a starting point to the content’s approach and to promote greater motivation in students during educational pathways and learning.pt_PT
dc.identifier.tid201037971
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3065
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectElemento integradorpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectÁreas curriculares disciplinarespt_PT
dc.subjectUnidade didáticapt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectElement of integrationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectDisciplinary curriculum areaspt_PT
dc.subjectDidactic unitspt_PT
dc.titleA literatura infantil como elemento integrador de todas as áreas curriculares disciplinares no ensino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio - Tânia Luís.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: