Repository logo
 
Publication

Ensino de clarinete em Portugal, importância dos 3 manuais mais utilizados no 3º ciclo escolar

dc.contributor.advisorAlves, Carlos Manuel Dinis Piçarra
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorAzenha, Hugo José Frazão
dc.date.accessioned2025-07-25T10:34:01Z
dc.date.available2025-07-25T10:34:01Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractEste relatório constitui o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Ensino da Música e no seguimento do estágio relativo à Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola de Música Nossa Sra. do Cabo – Linda-a-Velha (EMNSC) durante o ano letivo 2023/2024. É composto por duas partes, a primeira parte diz respeito à PES realizada durante o estágio e a segunda destina-se a apresentar o trabalho de investigação levado a cabo pelo mestrando e que teve como objetivo principal perceber quais os manuais mais utilizados no ensino do clarinete no 3º ciclo e o porquê de esses manuais serem usados. Pretende-se conhecer os manuais mais utilizados pelos professores de clarinete e o motivo da sua escolha. Adicionalmente, procuraremos compreender de que modo estes manuais contribuem para a evolução dos alunos, fazendo uma breve análise aos conteúdos desses manuais.por
dc.description.abstractAbstract: This report is the conclusion of the work carried out during the Master’s in Music Teaching and the follow-up to the Supervised Teaching Practice internship held at the Escola de Música Nossa Sra. do Cabo – Linda-a-Velha (EMNSC) during the school year of 2023/2024. It consists of two parts, the first of which refers to the STP performed during the internship and the second is intended to present the research work carried out by the master student and whose main objective was to try to understand witch manuals are more used by teachers in the 3rd cycle of clarinet teaching and why are they used. It is intended to know which the most used manuals by clarinet teachers and the reason for their choice. Additionally, we will try to understand how these manuals contribute to the students' evolution doing a brief analysis of the content in those manuals.eng
dc.identifier.tid203974565
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10248
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectClarinete
dc.subjectManuais
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagem
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectClarinet
dc.subjectManuals
dc.subjectTeaching and learning process
dc.titleEnsino de clarinete em Portugal, importância dos 3 manuais mais utilizados no 3º ciclo escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_HUGO_AZENHA.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: