Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Origem: Aleppo; Destino: Castelo Branco – o roteiro de um processo de integração de refugiados em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O_roteiro_de_um_processo_de_integracao.pdf995.9 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tendo como pano de fundo a problemática da integração de refugiados na sociedade portuguesa, o presente artigo pretende ser um contributo centrado numa descrição reflexiva sobre um caso único, evidenciando o percurso de acolhimento e integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. O número ainda inexpressivo de refugiados em território nacional tem contribuído para a ausência de estudos académicos e de reflexões sobre as vivências e as dificuldades sentidas no processo de acolhimento e de integração no território português. De acordo com os objetivos e o contexto de realização do estudo, optou-se por um desenho metodológico de uma investigação-ação colaborativa. Esta metodologia permitiu cumprir o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração de uma família de refugiados, recem chegados à cidade de Castelo Branco, durante um período temporal de 1 ano e 4 meses. Tivemos como guia alguns dos procedimentos identificados no eixo de atuação “Famílias” da responsabilidade da PAR, bem como o suporte concetual e operativo da mediação intercultural explicitada no enquadramento do artigo. A análise dos dados recolhidos permite-nos afirmar que foi possível iniciar um percurso que vai ao encontro de dimensões estruturantes do processo de integração social e, muito particularmente, do processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. Na descrição efetuada destacámos os aspetos mais positivos do percurso desta família em território nacional mas identificámos também constrangimentos e dificuldades. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. Envolver a família no processo, ouvindo e considerando a sua “voz”, contribuiu para uma aprendizagem em ação e para a capacitação de todos os intervenientes, reforçando uma rede de articulação fundamental para dar resposta ao problema subjacente ao presente estudo.
Against the background of the problem of the integration of refugees in Portuguese society, this article intends to be a contribution focused on a reflective description of a single case, evidencing the course of reception and integration of a refugee family in a city in the interior of Portugal. The unimpressive number of refugees in national territory has contributed to the absence of academic studies and reflections on the experiences and difficulties experienced in the process of integration in Portuguese territory. According to the objectives and context of the study, it was decided to operationalize an action research. This methodology allowed us to fulfill the double objective of allowing us to know and characterize the reality under analysis and to intervene in order to implement the process of social integration of a family of refugees, newly arrived in the city of Castelo Branco, during a time period of 1 year and 4 months. We have guided some of the procedures identified in the "Families" axis of responsibility, as well as the conceptual and operational support of intercultural mediation made explicit in the article. The analysis of the collected data allows us to affirm that it was possible to begin a process of construction of structuring dimensions for the empowerment of the actors and, in particular, for the process of school inclusion of the 7 children of the family under analysis. In the description we have highlighted the most positive aspects of this family's journey in the national territory, but we have also identified constraints and difficulties. The design of the research was adequate to the circumstances and objectives of the study, allowing the organization of data, defining strategies and implementing dynamics that promote the integration process and, at the same time, the personal and / or professional development of the participants. Involving the family in the process, listening and considering their "voice", contributed to a learning in action and to the qualification of all the actors, reinforcing a network of fundamental articulation to answer the problem underlying the present study.

Description

Keywords

Integração de refugiados Mediação intercultural Investigação-ação Rede articulada de intervenção Inclusão escolar Integration of refugees Intercultural mediation Action research Articulated intervention network School inclusion

Citation

PEREIRA, C. [et al.] (2019) - Origem: Aleppo; Destino: Castelo Branco – o roteiro de um processo de integração de refugiados em Portugal. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP. ISSN 2182-6439. Nº 7, p. 1-33.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Interculturais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto