Repository logo
 
Publication

Inclusão da criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico : estudo de caso

dc.contributor.advisorMesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
dc.contributor.authorCoelho, Rita Isabel Gonçalves Martins
dc.date.accessioned2015-02-27T10:23:53Z
dc.date.available2015-02-27T10:23:53Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractO acesso à educação em escolas do ensino regular por crianças com NEE tem vindo a ser uma realidade bastante atual. Estas crianças colocam grandes desafios à comunidade escolar que deve arranjar estratégias para incluir estes alunos, e que tenham a hipótese de terem sucesso escolar. O Decreto-lei 3/2008 define os apoios especializados para todos os anos de escolaridade. Com este trabalho pretendemos conhecer como se processa a inclusão de uma criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico. São entrevistadas a professora titular de turma e a professora de educação especial onde a criança está incluída. Esta investigação assenta num estudo de caso qualitativo e descritivo, num paradigma naturalista, visto que só recolhemos dados presentes numa realidade existente, mas, não interferimos com essa mesma realidade. A criança com NEE frequenta o 3º ano de escolaridade, tem oito anos, é do género masculino e tem uma NEE de carácter prolongado, com tipificação cognitiva. Esta criança tem um atraso de quatro anos, por isso, a sua idade mental é inferior em quatro anos à idade real. Beneficia das medidas do regime especial do Decreto-Lei 3/2008. A recolha de dados utilizada foi a análise documental, a entrevista semiestruturada, as notas de campo e a observação. Procurou-se caraterizar a criança com NEE através da análise ao processo individual, de recolha de informações junto dos intervenientes mais diretos no seu processo educativo e da entrevista semiestruturada à professora titular de turma e à professora de educação especial. Com base na análise dos resultados pretende-se uma reflexão acerca da inclusão de uma criança com NEE no 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractAbstract - The access to education in schools for children with Special Needs has been a social phenomenon in nowadays. These children pose big challenges to the school community that should include strategies to get these students, in order to have the chance to have academic success. The Portuguese Decree - Law 3/2008 defines specialized support for all school years. With this work we intend to learn how to process the inclusion of children with Special Needs in the 1st cycle of basic education. The teacher and the teacher of special education were interviewed, where the child is included. This research is based on a qualitative case study and descriptive, a naturalistic paradigm, since we only collect data present in existing reality, but this does not interfere with this reality. The child with Special Needs attends the 3rd grade and he is eight years old, and he has a long Special Needs status with cognitive classification. This child has a delay of four years, so his mental age is lower in four years to his present age. He benefits from the special measures regime of the Portuguese Decree -Law 3/2008. The data collection used was documentary analysis, semi-structured interviews, field notes and observation. We sought to characterize the child with Special by analyzing the individual process of collecting information from more direct stakeholders in the education process and the holder of semi-structured classroom teacher and to the special education teacher interview. Based on the analysis of the results it is intended to reflect on the inclusion of children with Special Needs in the 1st cycle of basic education.por
dc.identifier.tid201036665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2723
dc.language.isoporpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCriança com NEEpor
dc.subjectDificuldade Intelectual e Desenvolvimentalpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectChildren with special needspor
dc.subjectIntellectual and Developmental Disabilitypor
dc.titleInclusão da criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico : estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rita Coelho.pdf
Size:
1.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: