Repository logo
 
Publication

A disciplina de formação musical do curso de iniciação musical : proposta de orientação curricular

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorPereira, Ana Isabel Lemos do Carmo
dc.contributor.authorGomes, Vera Lúcia Nunes
dc.date.accessioned2024-03-13T15:45:51Z
dc.date.available2024-03-13T15:45:51Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, na opção de Formação Musical e Música de Conjunto. Encontra-se organizado em duas partes distintas. Na primeira parte do relatório será realizada uma descrição do estágio curricular que decorreu no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, no ano letivo 2021/2022 em duas turmas do Curso de Iniciação Musical, nas disciplinas de Formação Musical e de Classe de Conjunto. Ambas as turmas eram constituídas por alunos desde o 1º ano ao 4º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a facilitar o enquadramento do estágio e das turmas, será realizada uma contextualização do meio, da escola e dos alunos. Será também apresentada uma síntese de todas as aulas de Formação Musical e Classe de Conjunto, assim como algumas planificações, reflexões e materiais didáticos utilizados no decorrer do ano letivo. Termina com uma reflexão final sobre a prática pedagógica e o seu desenrolar. Já na segunda parte do relatório, será abordado o projeto de investigação: “A disciplina de Formação Musical do Curso de Iniciação Musical: proposta de orientação curricular”. A escolha deste tema tem como problemática o trabalho com turmas mistas, com diferentes faixas etárias, no Curso de Iniciação Musical. Neste sentido pretende-se compreender o funcionamento do Curso de Iniciação Musical nas diferentes escolas, com foco na disciplina de Formação Musical. De forma a desenvolver este estudo foram criadas as seguintes questões de investigação: 1) Como se processa, em Portugal, o ensino da Iniciação musical?; 2) Quais as metodologias mais adequadas a adotar no ensino da Iniciação Musical?; 3) Quais os domínios e conteúdos a abordar na elaboração de uma proposta de documento orientador para a disciplina de Formação Musical do Curso de Iniciação Musical ? A investigação de natureza qualitativa descritiva vai ter como base uma pesquisa documental, onde será apresentada uma contextualização do Curso de Iniciação Musical, da disciplina de Formação Musical, do perfil do professor de Formação Musical, dos pedagogos e suas metodologias. Será também apresentado e analisado um inquérito por questionário, como técnica de recolha de dados, realizado aos professores de Formação Musical do Curso de Iniciação Musical, onde são questionados sobre a organização do curso e da disciplina de Formação Musical nas escolas onde lecionam, mas também sobre as metodologias que utilizam. Após a análise documental e dos inquéritos, serão apresentadas duas propostas de orientação curricular, uma para o 1º/2ºano e outra para o 3º/4º ano, assim como uma compilação de exercícios aplicados nas aulas ao longo da prática de ensino supervisionada.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report is part of the Supervised Teaching Practice course of the Master's in Music Teaching, in Music Training and Ensemble Music. It is organized into two distinct parts. The first part of the report will provide a description of the curricular internship that took place at the Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, in the academic year 2021/2022 in two classes of the Musical Initiation Course, in the subjects of Music Training and Ensemble Class. Both classes were made up of students from the 1st year to the 4th year, from the 1st Cycle of Basic Education. In order to facilitate the framing of the internship and classes, a contextualization of the environment, the school and the students will be carried out. A summary of all Musical Training classes and Ensemble Class will also be presented, as well as some plans, reflections and teaching materials used throughout the academic year. It ends with a final reflection on pedagogical practice and its development. In the second part of the report, the research project will be addressed: “The Music Training subject of the Musical Initiation Course: proposal of curricular guidance”. The problem of choosing this theme is working with mixed classes, with different age groups, in the Musical Initiation Course. In this sense, we intend to understand how the Musical Initiation Course works in different schools, focusing on the Music Training discipline. In order to develop this study, the following research questions were created: 1) How is the teaching of musical initiation carried out in Portugal?; 2) What are the most appropriate methodologies to adopt in teaching Musical Initiation?; 3) What are the domains and contents to be addressed when preparing a proposal of a guiding document for the Music Training discipline of the Musical Initiation Course? The descriptive qualitative investigation will be based on documentary research, where a contextualization of the Musical Initiation Course, the Music Training discipline, the profile of the Music Training teacher, the pedagogues and their methodologies will be presented. A questionnaire survey will also be presented and analyzed, as a data collection technique, carried out to Music Training teachers of the Musical Initiation Course, where they are asked about the organization of the course and the Music Training subject in the schools where they teach, but also about the methodologies they use. After document analysis and surveys, two curricular guidance proposals will be presented, one for the 1st/2nd year and the other for the 3rd/4th year, as well as a compilation of exercises applied in classes throughout the supervised teaching practice.pt_PT
dc.identifier.tid203553462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8922
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurso de iniciação musicalpt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectProposta de orientação curricularpt_PT
dc.subjectMusical initiation coursept_PT
dc.subjectMusic trainingpt_PT
dc.subjectProposal of a guiding documentpt_PT
dc.titleA disciplina de formação musical do curso de iniciação musical : proposta de orientação curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files