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As reformas sociais e a protecção da criança marginalizada : estudo histórico do século XIX a meados do século XX

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2011-10-04T10:59:28Z
dc.date.available2011-10-04T10:59:28Z
dc.date.issued2002-07
dc.description.abstractOs historiadores da educação não têm dado o devido relevo ao estudo sobre o modo como viveram os menores considerados ‘marginais’, abandonados, desamparados ou delinquentes, em cada tempo histórico e o que lhes sucedia em situação de reclusão. Podemos conhecer essas realidades humanas, deduzindo dos dados documentais (âmbitos legalista, jurídico, sociológico, médico-psiquiátrico e pedagógico), já que os contemporâneos integravam muitas dessas problemáticas dentro do conjunto de adversidades derivadas da transição da sociedade às estruturas económicas e demográficas modernas, justificando assim muitas daquelas circunstâncias de criminalidade, de desvio e marginalização social. Até finais do século XIX, é-nos difícil seguir a infância e a juventude que não vivia dentro do marco social normal, porque não constituía uma preocupação jurídico-social e socioeducativa de ‘ordem’, pois o número de delitos e os problemas sociais que provocavam essas crianças/jovens eram escassos. Na verdade, havia menores em situação de desvio social, de criminalidade, mas a mentalidade colectiva, as instituições penais e institucionais não os separavam (tipificação) dos adultos, permitindo a confusão com esse mundo dos ilegais, dos reincidentes, dos vagabundos promíscuos. Apesar do discurso oficial e da legislação avulsa, os resultados práticos eram efémeros não só para a infância desvalida, como para a classificada jurídico-penal por delinquente, indisciplinada e ‘em perigo moral’, que era internada nas casas de correcção. No início do século XX promulga-se o direito tutelar de menores (1911), com medidas educativas, tutelares e de tratamento médico-pedagógico em internato ou semi-internato, que fez atenuar os índices de criminalidade infantil e juvenil e a reeducação daqueles menores.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2002) - As reformas sociais e a protecção da criança marginalizada: estudo histórico do século XIX a meados do século XX. Infância e Juventude. ISSN 0870-6565. Nº 3 (Jul./Set.), p. 55-93.por
dc.identifier.issn0870-6565
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/848
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherInstituto de Reinserção Socialpor
dc.subjectReforma socialpor
dc.subjectProtecção à infânciapor
dc.subjectMarginalizaçãopor
dc.subjectReeducação de menorespor
dc.subjectImagem da criançapor
dc.titleAs reformas sociais e a protecção da criança marginalizada : estudo histórico do século XIX a meados do século XXpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage93por
oaire.citation.startPage55por
oaire.citation.titleInfância e Juventudepor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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