Repository logo
 
Publication

Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusão

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2020-01-10T15:08:01Z
dc.date.available2020-01-10T15:08:01Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais digital é importante percecionar-se quais as competências que os cidadãos devem possuir para poderem exercer os seus deveres e direitos cívicos. Neste sentido, apresenta-se uma reflexão acerca do(s) conceito(s) associado(s) a literacia e competência digital. Para o efeito, são apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal conducentes a um incremento da infoinclusão dos seus cidadãos. Tendo em conta o facto dos adultos mais idosos apresentarem as menores taxas no acesso e consequente utilização dos recursos digitais, é feita uma apreciação crítica e reflexiva de forma a procurar novas respostas e estratégias que diminuam a info-exclusão destes cidadãos. Pois, numa sociedade cada vez mais digital, quem não estiver digitalmente incluído, não pode estar socialmente incluído. Para o efeito, apresentação de uma forma reflexiva a iniciativa DigComp da União Europeia através de uma análise comparativa entre os nativos digitais e os migrantes digitais Neste contexto, em particular, discute-se a realidade dos adultos mais idosos no sentido de se fomentarem medidas que levem à sua inclusão digital como premissa para a sua inclusão social. Pois, só a aquisição de competências digitais poderá promover uma cidadania global de forma a que se possam exercer todos os deveres e direitos cívicos.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly digital society, it is important to understand what skills citizens must possess in order to exercise their civic duties and rights. In this sense, we present a reflection about the concept (s) associated with digital literacy and competence. To this end, the main initiatives of the European Union and Portugal leading to an increase in the infoinclusion of their citizens are presented. Given the fact that older adults have lower rates of access and consequent use of digital resources, a critical and reflective assessment is made in order to look for new responses and strategies that reduce their e-exclusion. For in an increasingly digital society, those who are not digitally included cannot be socially included. To this end, a reflexive presentation of the European Union's DigComp initiative through a comparative analysis between digital natives and digital migrants. lead to their digital inclusion as a premise for their social inclusion. For only the acquisition of digital skills can promote global citizenship so that all civic duties and rights can be exercised.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. (2019). Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusão. Revista Educação, Psicologia e Interfaces. ISSN: 2594-5343, Volume 3, Número 2, Maio/Agosto, pp. 164-184.pt_PT
dc.identifier.issn2594-5343
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6869
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Educação, Psicologia e Interfacespt_PT
dc.relation.publisherversionfile:///C:/Users/Henrique%20Gil/Downloads/152-Texto%20do%20artigo-738-1-10-20200105.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAdultos mais idosospt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectInfoinclusãopt_PT
dc.subjectInfoexclusãopt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectElderely adultspt_PT
dc.subjectDigital skillspt_PT
dc.subjectInfoinclusionpt_PT
dc.subjectInfoexclusionpt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.titleNativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage184pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage164pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação, Psicologia e Interfacespt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Revista_Educação_Psicologia_Interfaces_2019.pdf
Size:
595.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: