Repository logo
 
Publication

Integração escolar dos alunos cabo-verdianos no 1.º ciclo ensino básico português: estudo de caso

dc.contributor.authorMartins, Ernesto
dc.contributor.authorDuarte, Ulisses de Jesus Costa
dc.date.accessioned2019-10-11T09:25:35Z
dc.date.available2019-10-11T09:25:35Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractÀ escola portuguesa colocam-se desafios sobre integração de alunos, filhos de imigrantes luso-africanos. Situamo-nos no âmbito da pedagogia intercultural e diferenciada e escola inclusiva. O estudo averigua as medidas à integração e necessidades escolares dos alunos do 1º Ciclo Ensino Básico de origem cabo-verdiana dadas pelo Agrupamento de Escolas no interior do país. Definimos os seguintes objetivos: perceber se os alunos cabo-verdianos se sentem integrados na escola e turma do 1ºCiclo; identificar as principais dificuldades sentidas por esses alunos na integração e processo de aprendizagem; caracterizar a relação pedagógica e clima educativo de turma e a relação desses alunos cabo-verdianos com os seus pares. Escasseiam investigações com estes alunos, por isso o marco teórico de fundamentação assentou em estudos relacionados com a inter e multiculturalidade, educação e diversidade cultural nas escolas, pluralidade de identidades, a escola e as minorias, educação inclusiva, etc. Trata-se de um estudo de caso situacional, de metodologia qualitativa, que decorreu no 2º semestre/2018 e que utilizou como técnicas de coleta de dados: observação documental e participativa, entrevistas, focus grupo e notas de campo. Recorremos no tratamento de dados à análise de conteúdo e à triangulação. Os resultados confirmaram que há integração escolar dos alunos cabo-verdianos no ensino básico (turma e escola), havendo apoio dos professores e técnicos e, ainda algumas atividades que envolvem os agentes educativos. Contudo, escasseiam projetos interculturais a nível da Escola, que promovam mais a inclusão desses alunos com os seus pares, para uma melhor convivência educativa, assim como participação ativa das famílias.pt_PT
dc.description.abstractThe Portuguese school puts challenges on integration of students, children of immigrants Portuguese Afri¬cans. We are in the framework of intercultural and differentiated pedagogy and inclusive school. The study examines the integration measures and educational needs of the students of first cycle basic education of Cape Verdean origin given by the Group of Schools within the country. We set the following objectives: un¬derstand if students Cape Verdeans feel integrated in school and class of the first cycle; identify the main dif¬ficulties for those students in the integration and learning process; feature the pedagogical and educational climate relationship and the relationship of these Cape Verdean students with their peers. Fewer investigations with these students, so the theoretical rationale for mark settled in studies inter and multiculturalism, education and cultural diversity in schools, plurality of identities, the school and the minorities, education inclusive, etc. It is a situational, case study of qualitative methodology, which ran in 2nd semester/2018 and used as data collection techniques: documentary and participatory observation, interviews, focus groups and field notes. We use in the treatment of the data and content analysis to triangulation. The results confirmed that there are school integration of pupils in basic education the Cape Verdean (class and school), with sup¬port from teachers and technicians, and even some activities involving the educational agents. However, scarce intercultural projects the school level, which foster more inclusion of these students with their peers, to a better educational coexistence, as well as active participation of families.pt_PT
dc.description.abstractLa escuela portuguesa debe enfrentar algunos retos para la integración de los alumnos, hijos de los inmigran¬tes luso-africanos, que deben asistir a la enseñanza básica. Situamos el estudio en el ámbito de la pedagogía intercultural, diferenciada y de la escuela inclusiva. Verificaremos las medidas de integración y necesidades educativas de los alumnos del 1er ciclo de educación básica de origen caboverdiano en un Agrupamiento de Escuelas en el interior del país. Fijamos los siguientes objetivos: comprender si los alumnos caboverdianos se sienten integrados en la escuela y en la clase del 1er ciclo; identificar las principales dificultades de eses alumnos en el proceso de integración y aprendizaje; caracterizar la relación pedagógica, el clima educativo de clase y la relación de eses alumnos con sus compañeros. Hay escasas investigaciones sobre los alumnos caboverdianos, por lo que el marco teórico se estableció alrededor de estudios sobre inter y multicultura-lismo, educación y diversidad cultural en las escuelas, pluralidad de identidades, la escuela y las minorías, educación inclusiva, etc. Este es un estudio de caso situacional, de metodología cualitativa, que se realizó en el 2 º semestre/2018 y utilizó como técnicas de recolección de datos: observación documental y participante, entrevistas, grupos de discusión y notas de campo. En el tratamiento de los datos recurrimos al análisis de contenido y triangulación. Los resultados confirmaron que hay integración escolar de los alumnos caboverdianos en educación básica (clase y escuela), con algún apoyo de profesores y técnicos, así como con algunas actividades realizadas con agentes educativos. Sin embargo, detectamos escasos proyectos interculturales a nivel escolar, que fomentasen más la inclusión de esos alumnos con sus compañeros, para una mejor convivencia educativa, así como mayor participación de sus familias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, E. ; DUARTE, U. (2019) - Integração escolar dos alunos cabo-verdianos no 1.º ciclo ensino básico português: estudo de caso. Revista Intersaberes. ISSN: 1809-7286. Vol. 14, nº 32, p. 334-348.pt_PT
dc.identifier.issn1809-7286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6686
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitário Internacional – UNINTERpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAlunos cabo-verdianospt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectIntegração escolarpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectCape verdean studentspt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectSchool integrationpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectIntercultural edu¬cationpt_PT
dc.subjectAlumnos caboverdianospt_PT
dc.subjectEnseñanza básicapt_PT
dc.subjectIntegración escolarpt_PT
dc.subjectDiversidad culturalpt_PT
dc.subjectEducación interculturalpt_PT
dc.titleIntegração escolar dos alunos cabo-verdianos no 1.º ciclo ensino básico português: estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeSchool integration of students of cape verdean in the 1º cycle basic education Portuguese: case studypt_PT
dc.title.alternativeIntegración escolar de los alumnos caboverdianos en el 1.er ciclo de enseñanza básica portuguesa: estudio de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão José do Rio Preto (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage348pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage334pt_PT
oaire.citation.titleRevista Intersaberespt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Integração_escolar_dos_alunos_cabo-verdianos.pdf
Size:
607.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: