Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador

dc.contributor.authorCorreia, PatrĂ­cia Carla dos Santos
dc.contributor.authorPaixĂŁo, FĂĄtima
dc.date.accessioned2016-04-26T11:23:03Z
dc.date.available2016-04-26T11:23:03Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA falta de uma definição mais concisa da noção de competĂȘncia e o excesso de entendimentos que proliferam, tĂȘm-se vindo a revelar condiçÔes indutoras de confusĂŁo terminolĂłgica e conceptual e evidenciam a necessidade e urgĂȘncia de clarificação do conceito. Se ao nĂ­vel da anĂĄlise semĂąntica Ă© possĂ­vel encontrar consensos quanto Ă s principais caracterĂ­sticas da competĂȘncia - saber em uso, constituĂ­da por diferentes elementos, pluridimensional, complexa, dinĂąmica e interativa, de natureza combinatĂłria, transferĂ­vel e mobilizĂĄvel para contextos distintos - ao nĂ­vel da anĂĄlise estrutural, verifica-se uma grande diversidade na identificação e definição dos elementos que a compĂ”em. Face a esta diversidade, Ă© evidente a necessidade de a investigação se ocupar da clarificação conceptual da noção de competĂȘncia, em particular das competĂȘncias orientadas para o ensino, bem como das suas implicaçÔes epistemolĂłgicas e pedagĂłgicas, no sentido da criação de um entendimento refletido e partilhado deste conceito, que possa conduzir a uma convergĂȘncia de linguagem na comunidade cientĂ­fica e nos professores e, tambĂ©m, Ă  elucidação de um quadro orientador. O estudo que se apresenta teve como finalidade desenvolver um quadro orientador da definição das competĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias (EC), ao nĂ­vel do Ensino BĂĄsico (EB), desenvolvido com base numa anĂĄlise da literatura de referĂȘncia e assente no contributo da reflexĂŁo partilhada de formadores de professores, alunos futuros professores e professores do EB. Assentou numa metodologia de Ă­ndole qualitativa, centrada em anĂĄlise documental. O estudo permitiu uma melhor definição do quadro teĂłrico de referĂȘncia inicial, uma sistematização e reestruturação das competĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias no EB existentes na literatura e a discussĂŁo e reflexĂŁo no sentido da construção de uma linguagem consensual.pt_PT
dc.identifier.citationSÁ, Patricia ; PAIXÃO, FĂĄtima (2013) - CompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador. In Encontro Luso Brasileiro, 2, Porto, 1-3 de novembro - Trabalho docente e formação : polĂ­ticas, prĂĄticas e investigação : pontes para a mudança: atas. Porto : CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas. p. 1766-1778pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-13-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4528
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetĂȘnciaspt_PT
dc.subjectEnsino das CiĂȘnciaspt_PT
dc.subjectEnsino BĂĄsicopt_PT
dc.titleCompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientadorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage1778pt_PT
oaire.citation.startPage1766pt_PT
oaire.citation.titleTrabalho docente e formação : políticas, pråticas e investigação : pontes para a mudançapt_PT
person.familyNamePaixĂŁo
person.givenNameFĂĄtima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Competencias_para_o_ensino.pdf
Size:
4.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: