Publication
CompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador
| dc.contributor.author | Correia, PatrĂcia Carla dos Santos | |
| dc.contributor.author | PaixĂŁo, FĂĄtima | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-26T11:23:03Z | |
| dc.date.available | 2016-04-26T11:23:03Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | A falta de uma definição mais concisa da noção de competĂȘncia e o excesso de entendimentos que proliferam, tĂȘm-se vindo a revelar condiçÔes indutoras de confusĂŁo terminolĂłgica e conceptual e evidenciam a necessidade e urgĂȘncia de clarificação do conceito. Se ao nĂvel da anĂĄlise semĂąntica Ă© possĂvel encontrar consensos quanto Ă s principais caracterĂsticas da competĂȘncia - saber em uso, constituĂda por diferentes elementos, pluridimensional, complexa, dinĂąmica e interativa, de natureza combinatĂłria, transferĂvel e mobilizĂĄvel para contextos distintos - ao nĂvel da anĂĄlise estrutural, verifica-se uma grande diversidade na identificação e definição dos elementos que a compĂ”em. Face a esta diversidade, Ă© evidente a necessidade de a investigação se ocupar da clarificação conceptual da noção de competĂȘncia, em particular das competĂȘncias orientadas para o ensino, bem como das suas implicaçÔes epistemolĂłgicas e pedagĂłgicas, no sentido da criação de um entendimento refletido e partilhado deste conceito, que possa conduzir a uma convergĂȘncia de linguagem na comunidade cientĂfica e nos professores e, tambĂ©m, Ă elucidação de um quadro orientador. O estudo que se apresenta teve como finalidade desenvolver um quadro orientador da definição das competĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias (EC), ao nĂvel do Ensino BĂĄsico (EB), desenvolvido com base numa anĂĄlise da literatura de referĂȘncia e assente no contributo da reflexĂŁo partilhada de formadores de professores, alunos futuros professores e professores do EB. Assentou numa metodologia de Ăndole qualitativa, centrada em anĂĄlise documental. O estudo permitiu uma melhor definição do quadro teĂłrico de referĂȘncia inicial, uma sistematização e reestruturação das competĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias no EB existentes na literatura e a discussĂŁo e reflexĂŁo no sentido da construção de uma linguagem consensual. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | SĂ, Patricia ; PAIXĂO, FĂĄtima (2013) - CompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador. In Encontro Luso Brasileiro, 2, Porto, 1-3 de novembro - Trabalho docente e formação : polĂticas, prĂĄticas e investigação : pontes para a mudança: atas. Porto : CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas. p. 1766-1778 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8471-13-0 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/4528 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | CompetĂȘncias | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das CiĂȘncias | pt_PT |
| dc.subject | Ensino BĂĄsico | pt_PT |
| dc.title | CompetĂȘncias para o ensino das ciĂȘncias nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 1778 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1766 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Trabalho docente e formação : polĂticas, prĂĄticas e investigação : pontes para a mudança | pt_PT |
| person.familyName | PaixĂŁo | |
| person.givenName | FĂĄtima | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |
