Repository logo
 
Publication

Supervisão colaborativa - Contributo(s) para o desenvolvimento profissional do professor de matemática

dc.contributor.authorPinho, Helena Maria de Morais Sousa Campos
dc.contributor.authorAbrantes, Manuela
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2023-05-02T13:43:55Z
dc.date.available2023-05-02T13:43:55Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de um estudo em que foram analisadas as potencialidades da supervisão colaborativa, enquanto estratégia formativa, em contexto de formação contínua de professores de matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, numa perspetiva da promoção do seu desenvolvimento profissional. O estudo desenvolveu-se segundo um paradigma de investigação qualitativo com recurso a processos quantitativos, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação centrada na realização de uma oficina de formação de 50 horas no âmbito da qual foram estudados três casos, tendo-se analisado três categorias: o desenvolvimento da capacidade reflexiva, a abertura à mudança e o desenvolvimento da autonomia. Apresentam-se os resultados relativos às estratégias implementadas, o seu impacto, e ainda os constrangimentos detetados ao longo de todo o processo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article presents results of a study that analyzed the collaborative supervision potentialities as a formative strategy in the context of continuous training of mathematic teachers of the 2nd and 3rd cycles of basic education and secondary education, in a perspective of promoting their professional development. The study was developed according to a qualitative research paradigm using quantitative processes, resorting to an action-research methodology centered on the implementation of a 50-hour training workshop in which three cases were studied, and three categories were analyzed: the development of reflexive capacity, openness to change and the development of autonomy. The results obtained will be presented, focusing the implemented strategies, the collaborative supervision impact on the professional development, as well as the detected constraints throughout the process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPINHO, Helena ; ABRANTES, Manuela ; JORGE, Fátima (2019) - Supervisão colaborativa – Contributos para o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima ; SiILVEIRA, P. (Coords.) - A escola de aprender : contributos para a sua construção. Castelo Branco : IPCB. p. 161-175. ISBN 978-989-8196-93-4.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8196-93-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8476
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão colaborativapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectProfessores de matemáticapt_PT
dc.subjectReflexividadept_PT
dc.subjectCollaborative supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectContinuous trainingpt_PT
dc.subjectMathematic teacherspt_PT
dc.subjectReflexivitypt_PT
dc.titleSupervisão colaborativa - Contributo(s) para o desenvolvimento profissional do professor de matemáticapt_PT
dc.title.alternativeCollaborative supervision - contribution(s) to the professional devolepment of the mathematics teacherspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage175pt_PT
oaire.citation.startPage161pt_PT
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2019-capitulo-pinho-abrantes-jorge.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: