Repository logo
 
Publication

Articulação Ciência-Sociedade através do património artístico local : atividades e recursos didáticos centrados no Museu Cargaleiro

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorAntunes, Luzia Maria Vilela
dc.date.accessioned2016-07-25T10:11:37Z
dc.date.available2016-07-25T10:11:37Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA educação em ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) centra-se no reconhecimento da capacidade da ciência para o desenvolvimento de uma sociedade assente nos valores da democracia. Esta orientação implica mais do que ensino de conteúdos estritamente disciplinares. O património artístico construído pode ser fonte inspiradora para o enriquecimento curricular proporcionando aprendizagens ativas e integradas. Foi nesta linha que definimos como objetivo desenvolver, implementar e validar atividades e recursos que articulam as aprendizagens na escola e no Museu Cargaleiro (Castelo Branco), na educação em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). A investigação, com uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se no âmbito do Estágio, numa turma de 4.ºano, inserindo-se na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal para a promoção da aprendizagem através da exploração de conexões das ciências com a arte. Para tal, planificámos uma visita de estudo ao Museu que contemplou a construção de recursos mediante o planeamento das três fases articuladas – antes, durante e após a visita. Da sequência didática, evidenciamos uma atividade de trabalho experimental que decorreu na fase após a visita, a fim de articular os conhecimentos adquiridos nas duas fases anteriores reforçando a compreensão dos fenómenos da luz e da cor, através da arte, envolvendo conhecimento da realidade próxima. Os resultados evidenciam que a aprendizagem dos alunos a nível de atitudes e capacidades e a nível cognitivo, avaliadas através de múltiplos registos, foi muito positiva.pt_PT
dc.description.abstractScience education oriented to Science-Technology-Society (STS) focuses on the recognition of science’s ability to develop a society based on the values of democracy. This approach entails more than just teaching disciplinary contents. The artistic heritage built can be a source of inspiration for curricular enrichment, providing active and integrated learning. Bearing in mind this framework, we defined as objective to develop, implement and validate science education activities and resources that articulate learning in the classroom and in the Cargaleiro Museum (Castelo Branco) in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). This research, based on a qualitative methodology, was developed within the scope of the supervision of teaching practices, in a 4th grade class. Being related to the issue of the interaction between formal and non-formal educational settings, it aims at enhancing learning through the exploration of connections between science and art. For the accomplishment of such purpose, we planned a study visit to the Museum, which included the construction of resources for the three articulated phases - before, during and after the visit. From the didactic sequence, we highlighted an experimental activity which took place after the visit in order to articulate the knowledge acquired in the two previous phases, by enhancing the understanding of the phenomena of light and color through art, resorting to the knowledge of the reality that surrounds pupils. The results show that pupils’ learning, in terms of attitudes and skills and also at the cognitive level, measured through multiple records, was very positivept_PT
dc.description.abstractLa educación en ciencias con orientación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) se centra en el reconocimiento de la capacidad de la ciencia para desarrollar una sociedad democrática. Este enfoque implica más que enseñanza de contenidos estrictamente disciplinares. El património artístico construido puede ser una fuente de inspiración para el enriquecimiento curricular. En esta línea hemos definido como objetivo desarrollar, implementar y validar las actividades y recursos que articulan el aprendizaje en el aula y en el Museo Cargaleiro (Castelo Branco) en la educación científica en el 1.º ciclo de la educación básica. La investigación, con una metodología cualitativa, se desarrolló bajo el practicum, incidiendo en la problemática de la interacción entre contextos formales y no formales, explorando conexiones entre ciencias y arte. Con este fin, planeamos una visita de estudio al Museo que incluyó la construcción de recursos a través de la planificación de las tres fases articuladas - antes, durante y después de la visita. De la secuencia didáctica evidenciamos una actividad de trabajo experimental que tuvo lugar después de la visita con el fin de articular los conocimientos adquiridos en las dos fases previas mejorando la comprensión de los fenómenos luz y color a través del arte, implicando conocimiento de la realidad cercana de los alumnos. Los resultados muestran que el aprendizaje de los alumnos, al nivel de las actitudes y las habilidades y al nivel cognitivo, medido a través de múltiples registros, fue muy positivo.pt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima ; ANTUNES, Luzia (2016) - Articulação Ciência-Sociedade através do património artístico local : atividades e recursos didáticos centrados no Museu Cargaleiro. Indagatio Didactica. ISSN 1647-3582. Vol. 8, nº 1, p. 1322-1338.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5341
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF/UApt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectPerspetiva CTSpt_PT
dc.subjectContexto não formalpt_PT
dc.subjectTrabalho experimental.pt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectSTS perspectivept_PT
dc.subjectNon-formal contextpt_PT
dc.subjectExperimental workpt_PT
dc.subjectEducación en cienciaspt_PT
dc.subjectEducación artísticapt_PT
dc.subjectPerspectiva CTSpt_PT
dc.subjectContextos no formalespt_PT
dc.titleArticulação Ciência-Sociedade através do património artístico local : atividades e recursos didáticos centrados no Museu Cargaleiropt_PT
dc.title.alternativeArticulating Science-Society through the local artistic heritage: activities and didactic resources focused on the Cargaleiro Museumpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage1338pt_PT
oaire.citation.startPage1322pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CIDTFF-Indagatio didactica_2.pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: