Publication
Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia
dc.contributor.author | Raposo, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2011-03-24T17:07:44Z | |
dc.date.available | 2011-03-24T17:07:44Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologia de Ensino, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. | por |
dc.description.abstract | O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais. | por |
dc.identifier.citation | RAPOSO, Fernando Manuel (2010) - Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia. Lisboa : UNL. FCSH. 373 p. : quadros. Tese de Doutoramento. | por |
dc.identifier.tid | 101207662 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/581 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Uinversidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | por |
dc.subject | Racionalidade instrumental | por |
dc.subject | Razão comunicativa | por |
dc.subject | Reflexividade | por |
dc.subject | Sociedade da informação | por |
dc.subject | Info-alfabetização | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Empregabilidade | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Garantia da qualidade | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Contextualidade | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.subject | Discipline Based Art Education | por |
dc.subject | Arts PROPEL | por |
dc.subject | Projectos de âmbito | por |
dc.subject | Diferenciação perceptiva | por |
dc.subject | Constâncias visuais | por |
dc.title | Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia | por |
person.familyName | Raposo | |
person.givenName | Fernado Manuel | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3907-3667 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | dbf567c0-9b7d-4c8f-986f-6fe451b5e4d6 | |
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