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A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leitura
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Pais, António Pereira | |
dc.contributor.author | Almeida, Patrícia Isabel Serra | |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T10:39:19Z | |
dc.date.available | 2025-06-06T10:39:19Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com os requisitos exigidos para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento, procede-se à descrição das PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º CEB, bem como à apresentação da investigação desenvolvida no âmbito do estudo intitulado - A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leitura. Este estudo foi implementado junto de alunos do 2.º ano de escolaridade e teve como principal objetivo avaliar a velocidade de leitura em contexto escolar, analisando a sua evolução após a realização de exercícios baseados na leitura de listas de pseudopalavras. A consciência fonológica constitui não apenas um pré-requisito fundamental para a perceção do discurso, mas também um elemento essencial na aprendizagem da correspondência grafema-fonema, processo central para a aquisição da leitura e da escrita. Trata-se do conhecimento explícito sobre os sons da língua materna, que permite ao aluno identificar, manipular e refletir sobre os segmentos sonoros da fala. Partindo deste pressuposto, previa-se que o uso didático das pseudopalavras pudesse gerar benefícios significativos no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos alunos, particularmente no reforço da fluência leitora e no enriquecimento do conhecimento lexical. O trabalho sistemático com pseudopalavras realizado em contexto de PES em 1.º CEB, 2.º ano de escolaridade, parece desempenhar um papel relevante na melhoria da capacidade de descodificação de palavras, uma vez que potencia a prática de habilidades fonológicas essenciais para a conversão das sequências gráficas em unidades sonoras e vice-versa. Assim, a presente investigação apresenta contributos significativos para a compreensão do impacto deste tipo de abordagem no ensino da leitura, explorando o seu potencial enquanto estratégia pedagógico-didática para o desenvolvimento da competência leitora no 1.º CEB. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This internship report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice (PES), in accordance with the requirements for obtaining a Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The document provides a description of the PES in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education, as well as the presentation of the research developed within the study entitled The Didactic Use of Pseudoword Lists: Impact on the Development of Reading Competence. This study was implemented with 2nd-year students and aimed primarily to assess reading speed in a school context, analyzing its progression after performing exercises based on reading pseudoword lists. Phonological awareness is not only a fundamental prerequisite for speech perception but also an essential element in learning the grapheme-phoneme correspondence, a central process for acquiring reading and writing skills. It involves explicit knowledge of the sounds of the native language, enabling students to identify, manipulate, and reflect on the phonetic segments of speech. Based on this premise, it was expected that the didactic use of pseudowords could generate significant benefits in the development of students' linguistic and cognitive skills, particularly in strengthening reading fluency and enriching lexical knowledge. The systematic work with pseudowords carried out in the context of PES in the 1st Cycle of Basic Education, specifically in the 2nd year, appears to play a relevant role in improving word decoding ability, as it enhances the practice of essential phonological skills for converting graphic sequences into sound units and vice versa. Thus, this research presents significant contributions to understanding the impact of this approach on reading instruction, exploring its potential as a pedagogical-didactic strategy for developing reading competence in the 1st Cycle of Basic Education. | eng |
dc.identifier.tid | 203954041 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10175 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Consciência fonológica | |
dc.subject | Pseudopalavras | |
dc.subject | Leitura | |
dc.subject | Fluência de leitura | |
dc.subject | Phonological awareness | |
dc.subject | Pseudowords | |
dc.subject | Reading | |
dc.subject | Reading Fluency | |
dc.title | A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leitura | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |