Publication
Exercícios de pré e pós estudo performativo para prevenção de lesões e fadiga muscular no trompete no ensino básico e secundário
| datacite.subject.fos | Humanidades | |
| dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
| dc.contributor.advisor | Correia, Joana Margarida Barbosa | |
| dc.contributor.author | Fernandes, Daniel Sales | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T16:06:27Z | |
| dc.date.available | 2025-11-07T16:06:27Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | |
| dc.description.abstract | Este relatório está dividido em duas partes. Numa primeira parte, o presente trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, parte do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, desenvolvido com foco na prática pedagógica em trompete realizada no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, em Viseu. Descreve e reflete sobre a prática educativa, levada a cabo nessa instituição ao longo de todo o ano letivo de 2023/2024. Durante o estágio, foram aprendidas e aplicadas diversas estratégias e técnicas instrumentais com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, abordando aspetos como a respiração, a técnica e a interpretação musical. O acompanhamento próximo e individualizado permitiu identificar as necessidades específicas dos alunos e adaptar o plano de trabalho focado em alcançar os objetivos propostos. Numa segunda fase, este relatório inclui uma investigação aprofundada baseada num tema que considero importante para a evolução na prática de estudo individualizado do aluno de trompete do ensino básico e secundário. Esta investigação explora a importância da prevenção de lesões e fadiga muscular, aquecimento (warmup) e relaxamento (warm-down) como ferramenta pedagógica. São analisados os benefícios de várias técnicas de respiração, postura e da correta colocação do instrumento, com uma partilha de experiência por parte de discentes e docentes. Os resultados obtidos, por meio de realização de inquéritos/questionário, demonstram que há muito desconforto muscular nos discentes por meio das estratégias aplicadas, sublinhando a importância da falta de tempo nas aulas para desenvolver informação entre professores e alunos e, por outro lado, a falta de conhecimento para o aprimoramento das técnicas para um estudo mais autodidata de forma clara e preventiva. Assim, este relatório tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre exemplos de práticas para um estudo autodidata e preventivo para alunos de trompete do ensino básico e secundário. | por |
| dc.description.abstract | Abstract: This internship report is divided into two parts. In the first part, this work is part of the Specialised Teaching Internship Curricular Unit, part of the Master's Degree in Music Teaching at the Castelo Branco School of Applied Arts, developed with a focus on the trumpet teaching practice carried out at the Dr. Azeredo Perdigão Regional Conservatory of Music in Viseu. It describes and reflects on the educational practice carried out at the aforementioned institution throughout the 2023/2024 academic year. During the internship, various instrumental strategies and techniques were learnt and applied with the aim of improving student performance, addressing aspects such as breathing, technique and musical interpretation. The close and individualised support made it possible to identify the students' specific needs and adapt the work plan to achieve the proposed objectives. In a second phase, this report includes an in-depth investigation based on a very important topic to evolve in the practice of individualised study for primary and secondary school trumpet students. This research explores the importance of injury and muscle fatigue prevention, warm-up and warm-down as a pedagogical tool. The benefits of various breathing techniques, posture and correct placement of the instrument are analysed, with students and teachers sharing their experience. The results obtained by means of surveys/questionnaires show that there is a lot of muscular discomfort in the students as a result of the strategies applied, underlining the importance of the lack of time in lessons to pass on information from teachers to students and the lack of knowledge to improve techniques for a more selftaught study in a clear and preventive way. Thus, this report contributes to reflecting on examples of practices for self-taught and preventive study for primary and secondary school trumpet students. | eng |
| dc.identifier.tid | 204043530 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10359 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Ensino do trompete | |
| dc.subject | Lesões e fadiga muscular | |
| dc.subject | Embocadura/Respiração | |
| dc.subject | Desenvolvimento/Evolução do trompete | |
| dc.subject | Teaching the trumpet | |
| dc.subject | Injuries and muscle fatigue | |
| dc.subject | Embouchure/Breathing | |
| dc.subject | Development/Evolution of the trumpet | |
| dc.title | Exercícios de pré e pós estudo performativo para prevenção de lesões e fadiga muscular no trompete no ensino básico e secundário | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto |
