Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Campo experimental de erosão hídrica do solo situado na Quinta da Sra. de Mércoles – Escola Superior Agrária de Castelo Branco

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Livro_Resumos_2SI_IRCD_MCH.pdf338.61 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O campo experimental de erosão está instalado na Quinta da Sra. de Mércoles, onde funciona a Escola Superior Agrária /Instituto Politécnico de Castelo Branco, numa área de solos representativos da região da Beira Baixa, solos derivados de granitos de textura grosseira, Regossolos (IUSS,WRB,2006). Este campo experimental é constituído por 18 talhões experimentais, delimitados por chapas metálicas, onde se verificam diferentes modalidades relacionadas com a investigação atualmente em curso. O campo experimental está localizado numa zona em que o terreno apresenta um declive natural de 9%, tendo os talhões um comprimento de 22,1 m e uma largura de 1,9 m. Estas características dos talhões reproduzem as dos talhões experimentais que serviram para o desenvolvimento do modelo empírico de previsão de perdas de solo por erosão hídrica, Universal Soil Loss Equation-USLE (Equação Universal de Perda de Solo).

Descrição

Palavras-chave

Solo Erosão hídrica

Contexto Educativo

Citação

DUARTE, A.C. ; MONTEIRO, M.C.H. ; CARNEIRO, J.P. (2013) - Campo experimental de erosão hídrica do solo situado na Quinta da Sra. de Mércoles – Escola Superior Agrária de Castelo Branco. In Seminário Ibérico "Intervenções Raianas no Combate à Desertificação", 2, Castelo Branco, 22-23 fevereiro - Livro de resumos. Castelo Branco : IPCB. P. 35-36.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo