Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 62
  • Valorização agrícola de resíduos orgânicos de pecuária: avaliação da fitodisponibilidade em fósforo
    Publication . Monteiro, M.C.H.; Ribeiro, Paulo; Batista, Marta; Carneiro, J.P.; Roboredo, Marta; Torrent, J.
    Este trabalho teve como objetivo avaliar a adequação de dois métodos analíticos, o método de Olsen (Olsen-P) e o método de Egnér-Riehm (AL-P), na quantificação do fósforo(P) fitodisponível, após aplicação ao solo, num ensaio de campo, de resíduos orgânicos de pecuária como fertilizantes.
  • Valorização agrícola de lamas de origem têxtil
    Publication . Carneiro, J.P.; Mesquita, Maria da Conceição; Carreiro, Filipe Marques; Oliveira, Maria do Rosário; Ferreira, Armando; Monteiro, M.C.H.
    Valorização agrícola de lamas de origem têxtil.
  • Life-cycle greenhouse gas emissions of portuguese olive oil
    Publication . Figueiredo, Filipa; Coroama, Vlad C.; Ramos, António Santos; Almeida, Arlindo; Ramalhosa, Elsa; Castanheira, Érica; Peres, Maria de Fátima; Carneiro, J.P.; Pereira, José Alberto; Feliciano, Manuel; Gomes, Paulo; Marques, Pedro; Freire, Fausto
    The main goal of this paper was to assess the greenhouse gas (GHG) intensity of olive oil production in Portugal. A life-cycle model and inventory were implemented for the entire production process, including a comprehensive analysis of olive cultivation, olive oil extraction, packaging, and distribution. Data originates from five differently-sized Portuguese olive growers and from a total of six olive oil mills, representing the three extraction processes in use: three-phase extraction, two-phase extraction, and traditional pressing. The results show that the GHG intensity lies in the range 1.8-8.2 kg CO2eq/liter and that the main contributors were fertilizers (production and field emissions). Efficient use of fertilizers thus seems to be a key factor for mitigating the GHG intensity of olive oil production.
  • Ciclo do fósforo em agroecossistemas: Efeito da fertilização fosfatada com adubos minerais ou com resíduos orgânicos de pecuária
    Publication . Monteiro, M.C.H.; Ribeiro, Paulo; Carneiro, J.P.; Duarte, A.C.; Batista, Marta; Roboredo, Marta
    Ciclo do fósforo em agroecossistemas: Efeito da fertilização fosfatada com adubos minerais ou com resíduos orgânicos de pecuária.
  • Efeito da incorporação simultânea de lamas celulósicas e estrume de aviário sobre os teores de Ca e Mg apresentados pelo solo e pelo azevém
    Publication . Carneiro, J.P.; Santos, J. Quelhas dos
    Efectuou-se um ensaio em vasos com o objectivo de avaliar, entre outros aspectos, a influência da aplicação de diferentes doses de lamas celulósicas (0,30,60, 90 e 120 t ha-1) e/ou estrume de galinhas poedeiras (0, 2, 4, e 6 t ha-1) sobre os teores de Ca e Mg apresentados, quer por um solo Pg (pardo litólico não húmico de granito) ácido e pobre em matéria orgânica, quer pela parte aérea de plantas de azevém cultivadas nesse mesmo solo. Os resultados obtidos mostram haver aumentos dos teores de Ca e Mg no solo com a adição de quantidades crescentes de ambos os resíduos, ainda que tal aumento possa não assumir a mesma relevância quando a aplicação se processa de forma simultânea. Efectivamente, uma incorporação de pequenas quantidades de estrume (até t ha-1), juntamente com doses mais elevadas de lamas (superiores a 30-60 t ha-1 ), origina um decréscimo na disponibilidade de ambos os nutrientes em relação ao que se verifica com a aplicação só de lamas. Por outro lado, e ao contrário do que se poderia supor inicialmente, a relação Ca/Mg, ainda que aumente, não evolui de forma a afectar a absorção de Mg por parte das plantas, ainda que os valores obtidos para a relação Ca2+/Mg2+ possam aconselhar prudência na utilização de lamas em culturas mais exigentes em Mg, ou quando se incorporem lamas mais ricas em Ca e/ou mais pobres em Mg que as utilizadas no ensaio.
  • Eficiência da cultura do milho forragem na utilização de azoto proveniente de resíduos orgânicos
    Publication . Carneiro, J.P.; Coutinho, João; Trindade, Henrique
    Com a perspectiva de se contribuir para a obtenção de informação, em condições mediterrânicas, sobre aproveitamento de azoto veiculado por resíduos orgânicos como os anteriormente referidos (chorume da bovinicultura - Ch, compostado de resíduos sólidos urbanos - RSU e lamas de depuração urbanas - Ldep), pela cultura do milho quando destinada à produção de silagem, instalou-se um ensaio em campo na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Este ensaio teve uma duração de dois anos, e em cada um deles os resíduos orgânicos foram aplicados ao solo de forma a ser doseado um total de 170 kg N ha-1 por modalidade. Para além destas modalidades, foi considerada uma outra, onde se praticou uma adubação azotada tradicional – Adtrad (o solo apresentava teores de fósforo e potássio «assimiláveis» muito altos), com aplicação de sulfato de amónio em fundo e uma diluição calcária nitroamoniacal (20,5%) em cobertura, e ainda um tratamento onde não foi efectuada qualquer aplicação ao solo - Controlo.
  • Campo experimental de erosão hídrica do solo situado na Quinta da Sra. de Mércoles – Escola Superior Agrária de Castelo Branco
    Publication . Duarte, A.C.; Monteiro, M.C.H.; Carneiro, J.P.
    O campo experimental de erosão está instalado na Quinta da Sra. de Mércoles, onde funciona a Escola Superior Agrária /Instituto Politécnico de Castelo Branco, numa área de solos representativos da região da Beira Baixa, solos derivados de granitos de textura grosseira, Regossolos (IUSS,WRB,2006). Este campo experimental é constituído por 18 talhões experimentais, delimitados por chapas metálicas, onde se verificam diferentes modalidades relacionadas com a investigação atualmente em curso. O campo experimental está localizado numa zona em que o terreno apresenta um declive natural de 9%, tendo os talhões um comprimento de 22,1 m e uma largura de 1,9 m. Estas características dos talhões reproduzem as dos talhões experimentais que serviram para o desenvolvimento do modelo empírico de previsão de perdas de solo por erosão hídrica, Universal Soil Loss Equation-USLE (Equação Universal de Perda de Solo).
  • Logística na fileira PAM em Portugal. Proposta para a criação de um modelo
    Publication . Almeida, C.A.M.; Alberto, D.; Delgado, F.M.G.; Martins, Manuel; Carneiro, J.P.; Neto, Diana Filipa de Jesus
    O presente estudo enquadra-se na atividade do projeto PAM4wellness, "elaboração de estudos, pesquisas e diagnósticos", correspondendo à subactividade c) "Organização, Logística e Distribuição-definição de um modelo de organização adaptado ao setor PAM", através do qual se pretende contribuir para a resposta a uma das necessidades manifestadas, tanto em fontes bibliográficas como diretamente por agentes no terreno, que consiste no tratamento dos aspetos logísticos no setor das PAM.
  • Perdas de azoto na forma de N2O resultantes da utilização agrícola de diferentes resíduos orgânicos
    Publication . Carneiro, J.P.; Coutinho, João; Trindade, Henrique
    Das emissões totais de gases com efeito de estufa em Portugal, 6,4% correspondem a emissões de óxido nitroso (N2O). Para as emissões antropogénicas de N2O a agricultura contribui com cerca de 60%, constituindo-se a utilização de fertilizantes azotados como uma das principais origens. Entre Maio de 2006 e Maio de 2007, foram avaliadas na região de Castelo Branco as emissões de N2O resultantes da aplicação ao solo de diferentes resíduos orgânicos numa rotação milho-aveia, para produção de forragem. Como medidas mitigadoras, foram avaliados os efeitos resultantes da utilização de um inibidor da nitrificação (DCD) e da aplicação repartida dos resíduos. Foram definidos 10 tratamentos, constituindo-se um total de 30 talhões, cada um com 45 m2. Os tratamentos estabelecidos foram: adubação tradicional (Adtrad), utilização de adubo azotado com inibidor da nitrificação incorporado (Ad+DCD), adubação mineral azotada e aplicação de lamas celulósicas primárias à cultura de Outono-Inverno (Ad+Lcel), incorporação de compostado de resíduos sólidos urbanos de forma repartida pelas duas culturas (RSU) ou só à cultura de Primavera-Verão (RSU-P), aplicação de chorume de bovinos a ambas as culturas sem (Ch) e com inibidor da nitrificação incorporado (Ch+DCD), e aplicação de lamas de depuração urbanas de forma repartida pelas duas culturas (Ldep) ou só à cultura de Primavera-Verão (Ldep-P). Considerou-se ainda um tratamento sem qualquer fertilização (Controlo). O total de azoto doseado foi igual em todos os tratamentos com fertilização (aveia 80 Kg N ha-1; milho 170 kg N ha-1). Os fluxos mais importantes verificaram-se nos primeiros 40 dias após a sementeira da aveia, e o mais elevado em Adtrad (297,4 g N ha-1 dia-1). As emissões anuais de N2O no Controlo foram 3-3,5 vezes menores que as medidas em Ad+DCD e Adtrad (4650 e 4212 g N ha-1, respectivamente), e as verificadas em Ldep e RSU inferiores em 39 e 21% às medidas em Ldep-P e RSU-P, respectivamente.
  • Emissões de carbono do solo resultantes da utilização de diferentes materiais orgânicos na fertilização de culturas forrageiras
    Publication . Carneiro, J.P.; Coutinho, João; Trindade, Henrique
    Emissões de carbono do solo resultantes da utilização de diferentes materiais orgânicos na fertilização de culturas forrageiras.