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Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção

dc.contributor.authorPereira, Cristina
dc.contributor.authorAgostinho, Clotilde
dc.date.accessioned2016-07-12T10:07:53Z
dc.date.available2016-07-12T10:07:53Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNa qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?pt_PT
dc.description.abstractAs professionals of educational psychology, we have identified over the last decade, a progressive insecurity and sometimes disturbing anguish in living and assuming parental function. This situation is reflected in the growing concern expressed by the kindergarten teachers who deal with children that show a commitment to social and emotional development. According to this scenario, some education professionals started using the concept of indiscipline to translate the inappropriate behavior of children between 3 and 5 years, often associating this “label” the indiscriminate use of the diagnosis of hyperactivity. We propose to implement a systemic and ecological program with parents of “normal” children and children with special educational needs, entitled Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva under the intervention of the Learning and Development Centre for Children (CeADIn) of Escola Superior de Educação de Castelo Branco. According to the statement, the case study we want to achieve is guided by the following research questions: - The implementation of a parental education program of systemic / ecological nature promote effective parenting skills for socio-emotional development of children? - There will be differences between the results obtained from the parents of “normal” children and the results obtained from parents of children with special needs before and after the implementation of the program?pt_PT
dc.identifier.citationPEREIRA, Cristina ; AGOSTINHO, Clotilde (2015) – Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção. In IV Congreso Internacional, 10-12 de septiembro. - Atención temprana y educación familiar : atas. Santiago de Compostela : Universidade de Santiago de Compostela. p. 289-299.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-16533-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5335
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade de Santiago de Compostelapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências parentaispt_PT
dc.subjectPrograma de educação parentalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sócio-emocionalpt_PT
dc.subjectAbordagem ecológico-sistémicapt_PT
dc.subjectParenting skillspt_PT
dc.subjectParental education programpt_PT
dc.subjectSocio-emotional developmentpt_PT
dc.subjectEcological –systemic approachpt_PT
dc.titleAssumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervençãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantiago de Compostela (Espanha)pt_PT
oaire.citation.endPage299pt_PT
oaire.citation.startPage289pt_PT
oaire.citation.titleAtención temprana y educación familiarpt_PT
person.familyNamegonçalves Pereira
person.familyNameAgostinho
person.givenNameCristina
person.givenNameClotilde
person.identifier.orcid0000-0002-1295-3541
person.identifier.orcid0000-0002-8996-3959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41
relation.isAuthorOfPublication097d161d-707e-4552-b3db-c5e71c33c103
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