Publication
A Fotografia como instrumento e fonte (visual) de memória e de investigação histórica
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2019-10-31T09:53:30Z | |
| dc.date.available | 2019-10-31T09:53:30Z | |
| dc.date.issued | 2016-06-22 | |
| dc.description.abstract | A luta da escritura contra a imagem marcou a história e, neste caso específico da História da Educação e H.ª da Educação Social. O aparecimento a fonte visual da fotografia facilita a reprodução e multiplicação mecânica de todas as coisas que nos rodeiam bem expresso nas artes e nas ciências, sustentando um sistema de comunicação e de transmissão da informação que temos sobre a compreensão do mundo. Temos como objetivos: demonstrar que a fotografia não é só um suporte para a imagem, é também um suporte ‘de’ e ‘para’ a memória (histórica), pois a sua força e atração percetiva reside na sua capacidade técnica de suspender o tempo e centraliza o espaço num momento dado; compreender que a fotografia nos devolve, perante o nosso olhar percetivo a transposição ao passado e, dai que a consideramos como uma referência na memória histórica, entre outros suportes mais recentes para a imagem, com valor técnico e capacidade de descodificação das imagens e narração visual; constitui um instrumento para a memoria enquanto objeto de análise e, deste modo converte-se numa fonte visual sugestiva e privilegiada para a História da Educação, nas aceções que o investigador considere mais convenientes e válidas para os estudos historiográficos. Nesta comunicação realizaremos uma análise hermenêutica sobre a fotografia, como fonte visual, enquadrada nas metodologias qualitativas de investigação histórico-documental e/ou histórico-educativa, de demonstrar que é uma fonte essencial para a memória. Dividimos a nossa argumentação em três pontos fundamentais, utilizando como ilustração e explicação, algumas fotografias relacionadas com a infância (e a ‘outra infância’ diferente e diferenciada da dita normal, escolarizada e normalizada), instituições educativas e momentos de ensino. a tríade de pintos de análise são: fotografia como fonte de informação (histórica); fotografia na (re) construção da memória; fotografia na metodologia da h.ª da educação. Demonstraremos que a fotografia, como momento de memória visual, como fonte de investigação (qualitativa), fonte de informação, registo de instantes ou momentos e contributo para a História e História da Educação. A fotografia configurou todo um universo visual que tem influenciado em certos aspetos a historiografia (educativa e documental), gerando uma maneira percetiva de conceber o mundo que modificou o conhecimento do mesmo, e principalmente muda o olhar que temos ou tivemos da realidade. Paralelamente à natureza do nosso olhar (perceção) vamos descobrindo pelo ato fotográfico o que expressa e inclusive altera a nossa visão originária da imagem que acarreta visualmente. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | CeiED da ULHT e IPCB | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Martins, Ernesto C. (2016) - A Fotografia como instrumento e fonte (visual) de memória e de investigação histórica. In Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 11, Porto, 20-23 de Junho -Investigar, Intervir e Preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira: Comunicação. Porto: Colubhe. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6738 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | IPCB; CeiED da ULHT | pt_PT |
| dc.relation | CeiED da ULHT | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Fontes visuais | pt_PT |
| dc.subject | Imagem fotográfica | pt_PT |
| dc.subject | História da Educação | pt_PT |
| dc.subject | Outra Infância | pt_PT |
| dc.subject | Memória histórica | pt_PT |
| dc.title | A Fotografia como instrumento e fonte (visual) de memória e de investigação histórica | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | PORTO - Universidade do Porto - Faculdade de Letras | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 27 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.title | XI COLUBHE | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- XIColubhePorto-2016_Comunicação-FotografiaCfontememoriaInvest.pdf
- Size:
- 5.49 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
