Publication
Gestão e organização de sessões de estudo individual com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Arminda da Conceição dos Santos Guerra e | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Nuno João Casteleira | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T09:52:36Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T09:52:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | O Relatório apresentado advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Instrumento (Percussão e Música de Conjunto), onde se relata a prática pedagógica de um aluno de percussão e de uma classe de conjunto no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2017/18. Além da prática pedagógica, o Relatório incide num projeto delineado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Ensino Artístico, onde se pretende uma re- flexão das competências adquiridas durante a realização do Mestrado. Na primeira parte do relatório dão-se provas da prática pedagógica e apresentam-se planificações e reflexões apropriadas para o documento elaborado. Na segunda parte apresenta-se uma investigação sob o contexto da Gestão e organização do estudo individual com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação. Pretende-se apresentar uma ferramenta que, utilizando meios electrónicos, rentabilize o tempo de contacto dos alunos com os instrumentos e que permita a monitorização do estudo ao professor e ao aluno. Para isso, são apresentadas estratégias de estudo e metodologias para contexto de sala de aula por forma a desenhar e concretizar essa ferramenta. Com a sua criação, prevê-se ser possível analisar a evolução do desempenho do aluno e, com essa análise, potenciar essa evolução. Durante o período de utilização da ferramenta, uma plataforma desenhada para o efeito, foi registado um conjunto de aulas e de sessões de estudo, nessa plataforma. A fim de conhecer o meio, realizaram-se entrevistas a docentes de percussão que deram os seus contributos na identificação de problemas específicos relativos ao instrumento percussão e que relataram as suas metodologias e estratégias de estudo individual, que transmitem aos seus alunos. Aos alunos que participaram no estudo, foram feitos dois inquéritos, um por questionário e outro por entrevista, respetivamente no início e no fim da implementação, para auscultar as suas prospeções e as suas reflexões acerca do uso da plataforma. Utilizaram-se, como instrumentos de investigação, a revisão bibliográfica, os inquéritos elaborados e a observação em sala de aula através da plataforma desenvolvida. Em suma, a ferramenta utilizada conduziu resultados positivos, promovendo uma melhor gestão, organização e rentabilização do tempo de estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : This report finds its purpose in the subject of Supervised Teaching Practice, part of the Master’s Degree in Music and Ensemble Teaching, which reports the pedagogical practice of a percussion student and an ensemble at Conservatório Regional de Castelo Branco, during the 2017/18 school year. In addition to the pedagogical practice, this report presents a project worked on the Artistic Education Project subject, which aims to reflect the skills acquired during the Master’s degree. The first part of the report gives evidence to the pedagogical practice and presents appropriate planning and reflection. The second part presents an investigation under the context of Management and organization of the individual musical study using Communication and Information Technologies. It is intended to present a tool that, using electronic equipment, maximizes the students’ time with musical instruments and allows monitoring to teacher and student. For this, study strategies and methodologies for classroom context are presented in order to design and implement this tool. With its creation, it is expected to analyze the evolution of the student’s performance and, with that analysis, to foster that evolution. During the usage of said platform, a set of classes and study sessions were recorded using the platform. In order to describe the environment, interviews were conducted with percussion teachers who gave their contributions to the identification of specific problems related to the percussion instrument and they reported their methodologies and musical study strategies that they teach their students. To the students who participated in the study, two surveys were conducted, one questionnaire and one interview, to record their perspectives and their reflections about the use of the platform. The bibliographical review, the surveys presented and the observation in the classroom through the developed platform were used as research instruments. In short, the tool used led to positive results, promoting better management, organization and maximization of musical study time. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202269698 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6631 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Percussão | pt_PT |
dc.subject | Estudo musical | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de investigação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Percussion | pt_PT |
dc.subject | Musical study | pt_PT |
dc.subject | Communication and information technologies | pt_PT |
dc.title | Gestão e organização de sessões de estudo individual com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |