Publication
Ensinar ou aprender no formato «e-Learning» : desafios e consequências da sociedade do conhecimento
| dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2011-10-11T09:34:50Z | |
| dc.date.available | 2011-10-11T09:34:50Z | |
| dc.date.issued | 2008-06 | |
| dc.description.abstract | Cada vez mais se tem vindo a sentir uma grande pressão para que o e‐learning seja utilizado em contexto educativo. Para além de se estar a utilizar um recurso digital, pretende‐se que esta utilização ultrapasse o domínio digital e se torne numa ferramenta educacional. As potencialidades e as vantagens associadas à utilização do e‐learning têm vindo a ser evidenciadas para que a adesão do sistema educativo se venha a efectivar. Contudo, a utilização do e‐learning, tal como tudo, tem associadas algumas desvantagens. O que não se pode negar é o facto do e‐learning poderá vir a criar diferentes abordagens curriculares pela criação de espaços para a educação não formal e desta forma proporcionar respostas aos desafios da nossa sociedade. Será, no entanto, eficaz a «transacção de conhecimento» que se gera nas comunidades virtuais que irá permitir uma melhor e maior aptidão do cidadão do século XXI? Ou será mais uma utopia que a sociedade tecnológico‐digital vem proporcionar à comunidade educativa? Estas são as principais questões e «inquietações» que a presente comunicação pretende abordar de uma forma crítica e reflexiva em que se sente existir uma «adopção natural» sem uma reflexão crítica acerca dos reais benefícios da utilização do e‐learning. | por |
| dc.identifier.citation | GIL, Henrique (2008) - Ensinar ou aprender no formato «e-learning»: Desafios e consequências da sociedade do conhecimento. Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 16-18 de Junho. Série E.books. p. 639-652. | por |
| dc.identifier.isbn | ISBN 978-972-8881-63-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/855 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universitárias Lusófonas & Autores, 2009 | por |
| dc.subject | e-Learning | por |
| dc.subject | Desafios | por |
| dc.subject | Consequências | por |
| dc.subject | e‐Professor | por |
| dc.subject | Comunidades virtuais de aprendentes | por |
| dc.title | Ensinar ou aprender no formato «e-Learning» : desafios e consequências da sociedade do conhecimento | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 652 | por |
| oaire.citation.startPage | 639 | por |
| oaire.citation.title | Educando o cidadão global. Globalização, educação e novos modos de governação | por |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
