Repository logo
 
Publication

O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira

dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.advisorSilva, José Miguel Gago da
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.authorSantos, Ana Catarina Figueira
dc.date.accessioned2014-03-06T18:14:16Z
dc.date.available2014-03-06T18:14:16Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2013
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.por
dc.description.abstractO presente projeto foi desenhado no intuito de dar resposta a uma necessidade comunicada pelo Centro Hospitalar Cova da Beira (C.H.C.B) que agrega o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, e pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Covilhã. Na sequência da identificação do tópico investigativo, procedeu-se a uma revisão da literatura que teve por propósito aprofundar conhecimento relativo ao estado da questão. A revisão da literatura incidiu sobre o papel do designer no desenvolvimento de projetos de design de identidade e na melhoria dos processos de comunicação para todos os stakeholders, como sejam, design gráfico, design de comunicação e design de informação, consultando autores como Joan Costa, Daniel Raposo e Alina Wheeler. O estado da questão e identificação do problema foi concluído com o estudo do C.H.C.B., procedendo-se à identificação de problemas de comunicação e respetivo diagnóstico. É objetivo deste estudo a definição de um projeto de identidade visual coerente com os valores do C.H.C.B. e mais inclusivo e humano. Um dos aspetos mais relevante na construção deste projeto prende-se com o facto de o C.H.C.B estar inserido numa região onde a taxa de envelhecimento é bastante significativa e reveladora das imensas necessidades desta faixa etária e para as quais se procuram respostas adequadas e consistentes. O projeto de identidade visual do C.H.C.B. foi desenvolvido visando a coerência com outros dois projetos para o Centro Hospitalar: o Projeto intitulado “Sistema de Orientação para o Centro Hospitalar Cova da Beira” , realizado pela designer de multimédia Ana Sofia Malta e na área de design de moda e têxtil foi elaborado o Projeto “Vestuário Profissional enquanto elemento de Identidade corporativa” , elaborado pela designer me moda Sara Valério, ambos para obtenção do grau de mestre das respetivas áreas. Todas as componentes referidas anteriormente, dadas as instituições envolvidas, o objetivo de carácter social e humano que integra, bem como a oportunidade da partilha e cooperação, através do trabalho de equipa em regime de parceria permitiu todo um processo enriquecedor e estimulante com o objetivo de contribuir para a otimização da imagem transmitida pelo C.H.C.B.por
dc.identifier.tid201073790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2264
dc.language.isoporpor
dc.subjectIdentidade corporativapor
dc.subjectCentro Hospitalar Cova da Beirapor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectMarca gráficapor
dc.titleO contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_ANA__C_SANTOS.pdf
Size:
5.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: