Repository logo
 
Publication

Novas abordagens na disciplina de Formação Musical : a prática instrumental como veículo de motivação e aprendizagem

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.authorAlmeida, Vanessa Valério de
dc.date.accessioned2020-09-07T17:47:27Z
dc.date.available2020-09-07T17:47:27Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA primeira parte deste documento consiste num Relatório de Estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Música de Santa Cecília, centrando-se o relatório na contextualização da escola e do seu modelo de ensino seguido da descrição das práticas educativas e breve reflexão crítica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte deste documento apresenta um estudo assente num Projeto de Investigação concebido e desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. O nosso estudo teve como objetivo aprofundar e analisar a experiência que está a ser realizada com os alunos do 7º e 8º ano da AMSC do Ensino especializado da música na disciplina de Formação Musical. Com esta experiência pretendíamos aumentar os níveis de motivação para a disciplina procurando encontrar novas abordagens e estratégias, podendo estas fomentar uma interligação mais concreta com a disciplina de instrumento através da prática instrumental nas aulas de Formação Musical. Nestas novas abordagens passam a existir trabalhos individuais e em grupo de caráter criativo, incidindo estes nas matérias do programa da disciplina, permitindo aos alunos ter uma relação intrínseca com as mesmas, seja ao nível da exploração de ferramentas informáticas musicais, seja ao nível da improvisação e performance das suas composições. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção das estratégias foi avaliada com a realização de um inquérito aos alunos envolvidos no projeto e consequente análise de dados. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de abordagens e estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da disciplina.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The first part of this document consists of an Internship Report within the scope of the subject of Formação Musical (Musical Education) and Classe de Conjunto (Group Class), framed in the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada (Supervised Teaching Practice). This teaching activity took place between 2018 and 2019 at the Academia de Música de Santa Cecília, focusing the report on the contextualization of the school and its teaching model followed by the description of educational practices and brief critical reflection on the work done with the classes involved. The second part of this document presents a Research Project carried out within the curricular unit Projeto de Ensino Artístico (Artistic Teaching Project). This aimed at deepening and analysing the experience that is being carried out with the students of the 7th and 8th grades of AMSC of Music Specialized Teaching in Music Education. This experience had as main objective to increase the levels of motivation for the discipline seeking to find new approaches and strategies, which can foster a more concrete interconnection with the instrumental discipline through instrumental practice in the classes of Music Education. In these new approaches there will be individual and group work of creative character, focusing on the subjects of the subject program, allowing students to have an intrinsic relationship with them either at the level of exploration of musical computer tools or at the level of improvisation and performance of their compositions. The methodology used was action-research, through which the intervention of the strategies was evaluated with a survey of the students involved in the project and consequent data analysis. The results point to a positive response from the students to this type of approaches and strategies, mainly in terms of motivation for the study and learning of Music Education.pt_PT
dc.identifier.tid202516032
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7228
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectPrática instrumentalpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectInstrumental practicept_PT
dc.titleNovas abordagens na disciplina de Formação Musical : a prática instrumental como veículo de motivação e aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vanessa Almeida(17).pdf
Size:
142.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format