Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Voz e sujeito : questões práticas em torno da classificação vocal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana Cardoso.pdf5.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio faz parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Música e está organizado em duas partes distintas. Na primeira parte é descrito o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022/2023 na Academia de Música de Vilar do Paraíso, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Nesta secção, são detalhadas as atividades, experiências e desafios enfrentados como parte integrante da nossa formação em ensino de música. A segunda parte desta dissertação dedica-se a um projeto de investigação cujo principal objetivo consiste na recolha abrangente de informações acerca das classificações vocais, analisando o seu impacto ao longo da história, bem como a sua evolução no espaço e no tempo. Neste processo, investiga-se esta problemática sob a perspetiva de três intervenientes fundamentais: o cantor, o professor e o aluno. Estes intervenientes lidam diariamente com questões práticas relacionadas com os sistemas de classificação vocal, muitas vezes subestimando a subjetividade inerente tanto à Voz quanto ao Sujeito. Para atingir os objetivos da investigação, realizaram-se entrevistas a uma variedade de indivíduos provenientes de diferentes contextos profissionais e académicos. Estas entrevistas destacaram a importância de estabelecer uma Identidade Vocal que se baseia, não apenas nas características e potencialidades da Voz, mas também nas características únicas do Sujeito. Como resultado destas entrevistas, originou-se o livro intitulado "Uma Caixa em Aberto". Neste livro são compiladas ideias e perceções extraídas das conversas, juntamente com reflexões concisas sobre os temas explorados. Os temas tratados no livro englobam as raízes musicais, as influências que afetam o desenvolvimento vocal, o conceito de identidade vocal, as classificações vocais, a seleção de repertório e a influência do contexto profissional na construção da identidade vocal, entre outros. O livro está organizado em três capítulos distintos: A Construção do “Eu Sujeito”, que explora as raízes e experiências pessoais que moldam a identidade vocal; A Criação do “Eu Cantor", que se concentra no percurso do cantor e na descoberta da sua voz; e a Relação entre o “Eu Sujeito” e o “Eu Cantor", que analisa como estas duas dimensões se cruzam na prática do canto e do ensino de música.
Abstract : This internship report is an integral part of the Master's program in Music Education and is organised into two distinct parts. The first part describes the work carried out during the academic year 2022/2023 at Academia de Música de Vilar do Paraíso, within the scope of the Supervised Teaching Practice course. In this section, the activities, experiences, and challenges faced as an integral part of the music education training are detailed. The second part of this dissertation is dedicated to a research project whose main objective is the comprehensive collection of information about vocal classifications, analyzing their impact throughout history, as well as their evolution in space and time. In this process, this issue is investigated from the perspective of three key participants: the singer, the teacher, and the student. These participants deal daily with practical issues related to vocal classification systems, often underestimating the inherent subjectivity in both the Voice and the Subject. To achieve the research objectives, interviews were conducted with a variety of individuals from different professional and academic backgrounds. These interviews highlighted the importance of establishing a Vocal Identity based not only on the characteristics and potential of the Voice but also on the unique characteristics of the Subject. As a result of these interviews, the book titled "Uma Caixa em Aberto" was created. This book compiles ideas and insights drawn from the conversations, along with The book is organized into three distinct chapters: A Construção do “Eu Sujeito" which explores the personal roots and experiences that shape vocal identity; A Criação do “Eu Cantor" which focuses on the singer's journey and the discovery of their voice; and the Relação entre o “Eu Sujeito” e o “Eu Cantor" which examines how these two dimensions intersect in the practice of singing and music education. reflections on the topics explored. The themes covered in the book encompass musical roots, influences affecting vocal development, the concept of vocal identity, vocal classifications, repertoire selection, and the influence of the professional context on the construction of vocal identity, among others.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Variante de Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Identidade vocal Voz Sujeito Classificações vocais Repertório Vocal identity Voice Subject Vocal classifications Repertoire

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue