Publication
Inclusão escolar das crianças e jovens requerentes ou beneficiárias de proteção internacional em Portugal – o caso das escolas em Castelo Branco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Vieira, Sandra Regina Alexandre Ferreira | |
dc.contributor.author | Pradiante, Joana Marques | |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T10:35:04Z | |
dc.date.available | 2025-06-06T10:35:04Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. | |
dc.description.abstract | O Presente Trabalho de Projeto foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, intitulado de Inclusão das Crianças e Jovens Requerentes e Beneficiárias de Proteção Internacional em Portugal – O Caso das Escolas em Castelo Branco, Destacar que a inclusão social das crianças e jovens migrantes no acesso à educação tem vindo a tornar-se numa realidade atual face aos problemas das sociedades dos seus países de origem. As crianças e jovens beneficiários de proteção internacional colocam grandes desafios à comunidade educativa, sendo necessário, com ajuda de outros agentes socializadores e entidades do poder central e local, a criação de medidas/estratégias e/ou propostas para melhor a sua qualidade de vida. Os objetivos que determinam o propósito deste estudo centram-se em duas finalidades, uma de carácter geral que procura explicar o desenho de propostas de intervenção social que melhor possam responder aos desafios que as crianças e as suas famílias enfrentam no contexto social e educativo e outra de carácter específico que se subdivide na pertinência pessoal, profissional, social e científica. Quanto à metodologia utilizada, o estudo fez uso da técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos diretores dos agrupamentos e aos profissionais de entidades da economia social da comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de apurar quantitativa e qualitativamente a expressão dos processos de inclusão educativa de crianças em situação de proteção internacional no concelho indicado. No que respeita à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo categorial. A combinação destes dados, realizado num processo de diagnóstico social, fundamentou a proposta de um projeto de intervenção social de capacitação de agentes educativos para a inclusão de crianças migrantes nas escolas de Castelo Branco. O estudo permitiu dar importância à implementação de projetos, nomeadamente a formação de agentes educativos e dinamização de ações socioeducativas promotoras de inclusão social e medidas que possam responder aos problemas de inclusão das crianças e jovens beneficiárias de proteção internacional na comunidade portuguesa. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This project was prepared within the goal of completing the Master's Degree in School Social Intervention, from Castelo Branco`s Higher School of Education, entitled Inclusion of Children and Young People Seeking and Beneficiaries of International Protection in Portugal - The Case of Schools in Castelo Branco. It is important to highlight that the social inclusion of migrant children and young people in accessing education has become a current reality within the problems faced by societies in their countries of origin. Children and young people who are beneficiaries of international protection bring major challenges to the educational community, and it is necessary, with the help of other socializing agents, as well as central and local government entities, to create measures/strategies, and/or proposals to improve their quality of life. The objectives that determine the purpose of this study is focused on two purposes, one of a general nature that seeks to explain the design of social intervention proposals that best respond to the challenges that children and their families face in the social and educational context, and another of a specific nature that is subdivided into personal, professional, social and scientific relevance. Regarding the methodology used, the study used the semi-structured interview technique aimed at the directors of the groups and professionals from social economy entities within the community of Castelo Branco, with the objective of quantitatively and qualitatively determine the expression of the processes of educational inclusion of children in a situation of international protection in the indicated municipality. Regarding the analysis of the data collected, categorical content analysis was utilized. The combination of these data, carried out in a social diagnostic process, supported the proposal for a social intervention project to capacitate educational agents for the inclusion of migrant children in schools in Castelo Branco. The study made it possible to give importance to the implementation of projects, namely the training of educational agents and the promotion of socio-educational actions that foster social inclusion and measures that can respond to the problems in inclusion of children and young people who are beneficiaries of international protection in the Portuguese community. | eng |
dc.identifier.tid | 203954017 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10174 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Inclusão social | |
dc.subject | Proteção internacional | |
dc.subject | Migração | |
dc.subject | Criança | |
dc.subject | Sistema Educativo | |
dc.subject | Social inclusion | |
dc.subject | International protection | |
dc.subject | Migration | |
dc.subject | Children | |
dc.subject | Education system | |
dc.title | Inclusão escolar das crianças e jovens requerentes ou beneficiárias de proteção internacional em Portugal – o caso das escolas em Castelo Branco | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Trabalho+de+Investigaçao_INCLUSÃO+ESCOLAR+DAS+CRIANÇAS+E+JOVENS+REQUERENTES+OU+BENEFICIÁRIAS+DE+.pdf
- Size:
- 1.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: