Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SENAC.pdf886.37 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.

Description

Keywords

PHDA Intervenção cognitivo-comportamental Educação especial Inclusão Ensino Básico

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue