Repository logo
 
Publication

Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorCarapeto, Olga Maria Almeida Santos
dc.date.accessioned2014-06-17T15:36:14Z
dc.date.available2014-06-17T15:36:14Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107.por
dc.identifier.issn0102-549X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2413
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSenacpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.senac.br/conhecimento/boletim-tecnico-do-senac.aspxpor
dc.subjectPHDApor
dc.subjectIntervenção cognitivo-comportamentalpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.titleObservar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro (Brasil)por
oaire.citation.endPage107por
oaire.citation.startPage87por
oaire.citation.titleBoletim técnico do Senac : revista da educação profissionalpor
oaire.citation.volume39por
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SENAC.pdf
Size:
886.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: