Publication
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.contributor.author | Carapeto, Olga Maria Almeida Santos | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-17T15:36:14Z | |
| dc.date.available | 2014-06-17T15:36:14Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners. | por |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107. | por |
| dc.identifier.issn | 0102-549X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2413 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Senac | por |
| dc.relation.publisherversion | http://www.senac.br/conhecimento/boletim-tecnico-do-senac.aspx | por |
| dc.subject | PHDA | por |
| dc.subject | Intervenção cognitivo-comportamental | por |
| dc.subject | Educação especial | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject | Ensino Básico | por |
| dc.title | Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro (Brasil) | por |
| oaire.citation.endPage | 107 | por |
| oaire.citation.startPage | 87 | por |
| oaire.citation.title | Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional | por |
| oaire.citation.volume | 39 | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
