Repository logo
 
Publication

Elementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do vocabulário

dc.contributor.authorPais, António
dc.date.accessioned2024-11-07T10:35:57Z
dc.date.available2024-11-07T10:35:57Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractCom base na relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de arquitetura do conhecimento lexical, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino explícito do vocabulário podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Arquitetura do Conhecimento Lexical determina nesta etapa da escolaridade em que o carácter transversal e a dimensão explícita do ensino da palavra desempenham um papel fundamental em termos de conhecimento declarativo: (i) forma fónica: palavra fonológica (fonema, sílaba e acento); (ii) representação gráfica e ortográfica; (iii) paradigma flexional – palavra morfológica (morfemas gramaticais – processos de flexão, morfemas lexicais – processos de formação de novas palavras); (iv) significado em função do contexto e relação com outras palavras: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) classe de palavra; (v)restrições de uso. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Aprendizagens Essenciais (AE), o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados para o ensino explícito do vocabulário.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Drawing upon the multidimensional relationship established between the concepts of curricular integration and lexical knowledge architecture, this paper delves into the reflection on the interplay between different conceptions of curricular integration and various approaches that explicit vocabulary teaching processes may assume in the early years of schooling. It addresses the significant technical-didactic domains determined by the Curricular Integration/Lexical Knowledge Architecture interface at this stage of education, where the cross-cutting nature and explicit dimension of word teaching play a fundamental role in terms of declarative knowledge: (i) phonetic form: phonological word (phoneme, syllable and accent); (ii) graphical and orthographic representation; (iii) inflectional paradigm – morphological word (grammatical morphemes – inflection processes, lexical morphemes – new word formation processes); (iv) meaning in context and relationship with other words: morphosyntactic word and word group; (v) word class; (vi) usage restrictions. We propose, adopting epistemological-didactic references such as the Terminological Dictionary (TD), Essential Learning (EL), and the Profile of Students upon Completion of Compulsory Education (PSCCE), a practical proposal for curricular integration, materialized in the methodological choice of Didactic Unit, with the definition of integrated teaching and learning pathways for explicit vocabulary teaching.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIS, António Pereira (2024). Elementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do vocabulário. Investigação, Práticas e Contextos em Educação XIII. 80-90.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9209
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sites.ipleiria.pt/ipce2024/files/2024/10/IPCE2024.pdf#page=82pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectUnidade didáticapt_PT
dc.subjectLéxicopt_PT
dc.subjectArquitetura do conhecimento lexicalpt_PT
dc.subjectUnidades Curriculares Integradaspt_PT
dc.subjectEnsino do Vocabuláriopt_PT
dc.subjectDidactic integrationpt_PT
dc.subjectDidactic unitpt_PT
dc.subjectLexiconpt_PT
dc.subjectLexical knowledge architecturept_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.titleElementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do vocabuláriopt_PT
dc.title.alternativeElements of curriculum integration, lesson designs and explicit vocabulary teachingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage90pt_PT
oaire.citation.issue2024pt_PT
oaire.citation.startPage80pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação, Práticas e Contextos em Educação 2024pt_PT
oaire.citation.volumeXIIIpt_PT
person.familyNamePais
person.givenNameAntónio
person.identifier.orcid0000-0001-9240-0682
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
IPCE2024_APAIS.pdf
Size:
543.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: