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Advisor(s)
Abstract(s)
A problemĂĄtica do Ensino Superior em Design, no quadro do processo de adequação a Bolonha, implica a necessidade de definir o perfil de competĂȘncias em design que deverĂĄ enquadrar a estruturação dos novos planos curriculares dos cursos de 1Âș e 2Âș ciclos. Tendo em consideração que, desde que Ă© detectada uma necessidade de mudança de plano curricular atĂ© que os primeiros graduados com o novo perfil de competĂȘncias entram no mercado de trabalho, decorre um perĂodo mĂnimo de trĂȘs a cinco anos, importa que as Escolas Superiores desenvolvam estudos prospectivos que permitam antecipar as alteraçÔes de necessidades no que respeita Ă s competĂȘncias futuras dos designers.
Com o objectivo de analisar em que medida a formação superior em design dota os graduados de competĂȘncias empresariais, foi realizado um estudo por questionĂĄrio junto de designers nacionais a exercer profissĂŁo, atravĂ©s do qual se pretendeu avaliar em que medida as respectivas competĂȘncias empresariais foram por eles adquiridas por via da formação superior ou da experiĂȘncia profissional. Os inquiridos foram tambĂ©m questionados quanto Ă sua visĂŁo sobre a evolução de exigĂȘncias futuras no que respeita a essas mesmas competĂȘncias (horizonte 2015).
O conjunto de competĂȘncias empresariais questionadas foi definido atravĂ©s de pesquisa bibliogrĂĄfica e de documentação recolhida junto das principais organizaçÔes nacionais e internacionais ligadas ao design.
A anĂĄlise estatĂstica dos resultados obtidos permitiu concluir que as competĂȘncias empresariais sĂŁo adquiridas pelos designers sobretudo atravĂ©s da prĂĄtica profissional, sendo o contributo da formação superior insuficiente. No que respeita Ă visĂŁo das necessidades futuras, os inquiridos consideram que os profissionais de design se confrontarĂŁo com um aumento significativo das exigĂȘncias de desempenho no que respeita Ă s competĂȘncias empresariais.
Face Ă s conclusĂ”es obtidas, tendo em consideração a adequação a Bolonha, o conjunto de competĂȘncias definido foi analisado e desenvolvida uma proposta de estrutura curricular que contempla aquisição daquelas competĂȘncias empresariais ao longo da formação superior em Design de 1Âș e 2Âș ciclos.
Description
Keywords
CompetĂȘncias empresariais Perfil profissional Perfil profissional do designer Adequação a Bolonha
Pedagogical Context
Citation
GOMES, A.C.; GUEDES, M.G.(2009) - CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional. In Congresso E_Design Conference, Lisboa, Novembro 2009. Lisboa : CPD.
Publisher
Centro PortuguĂȘs de Design