Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional

dc.contributor.authorGomes, Alexandra Cruchinho
dc.contributor.authorGuedes, Maria da Graça
dc.date.accessioned2010-03-04T16:06:08Z
dc.date.available2010-03-04T16:06:08Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA problemĂĄtica do Ensino Superior em Design, no quadro do processo de adequação a Bolonha, implica a necessidade de definir o perfil de competĂȘncias em design que deverĂĄ enquadrar a estruturação dos novos planos curriculares dos cursos de 1Âș e 2Âș ciclos. Tendo em consideração que, desde que Ă© detectada uma necessidade de mudança de plano curricular atĂ© que os primeiros graduados com o novo perfil de competĂȘncias entram no mercado de trabalho, decorre um perĂ­odo mĂ­nimo de trĂȘs a cinco anos, importa que as Escolas Superiores desenvolvam estudos prospectivos que permitam antecipar as alteraçÔes de necessidades no que respeita Ă s competĂȘncias futuras dos designers. Com o objectivo de analisar em que medida a formação superior em design dota os graduados de competĂȘncias empresariais, foi realizado um estudo por questionĂĄrio junto de designers nacionais a exercer profissĂŁo, atravĂ©s do qual se pretendeu avaliar em que medida as respectivas competĂȘncias empresariais foram por eles adquiridas por via da formação superior ou da experiĂȘncia profissional. Os inquiridos foram tambĂ©m questionados quanto Ă  sua visĂŁo sobre a evolução de exigĂȘncias futuras no que respeita a essas mesmas competĂȘncias (horizonte 2015). O conjunto de competĂȘncias empresariais questionadas foi definido atravĂ©s de pesquisa bibliogrĂĄfica e de documentação recolhida junto das principais organizaçÔes nacionais e internacionais ligadas ao design. A anĂĄlise estatĂ­stica dos resultados obtidos permitiu concluir que as competĂȘncias empresariais sĂŁo adquiridas pelos designers sobretudo atravĂ©s da prĂĄtica profissional, sendo o contributo da formação superior insuficiente. No que respeita Ă  visĂŁo das necessidades futuras, os inquiridos consideram que os profissionais de design se confrontarĂŁo com um aumento significativo das exigĂȘncias de desempenho no que respeita Ă s competĂȘncias empresariais. Face Ă s conclusĂ”es obtidas, tendo em consideração a adequação a Bolonha, o conjunto de competĂȘncias definido foi analisado e desenvolvida uma proposta de estrutura curricular que contempla aquisição daquelas competĂȘncias empresariais ao longo da formação superior em Design de 1Âș e 2Âș ciclos.pt
dc.identifier.citationGOMES, A.C.; GUEDES, M.G.(2009) - CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional. In Congresso E_Design Conference, Lisboa, Novembro 2009. Lisboa : CPD.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/137
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro PortuguĂȘs de Designpt
dc.subjectCompetĂȘncias empresariaispt
dc.subjectPerfil profissionalpt
dc.subjectPerfil profissional do designerpt
dc.subjectAdequação a Bolonhapt
dc.titleCompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissionalpt
dc.title.alternativeDesigner business skills: eduction vs professional experiencept
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.titleCongresso E_Designpt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typeconferenceObjectpt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A_Cruchinho_fullpaper1.pdf
Size:
139.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento em PortuguĂȘs
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A_Cruchinho_fullpaper1ing.pdf
Size:
138.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento em InglĂȘs
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.81 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: