Publication
CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra Cruchinho | |
dc.contributor.author | Guedes, Maria da Graça | |
dc.date.accessioned | 2010-03-04T16:06:08Z | |
dc.date.available | 2010-03-04T16:06:08Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A problemĂĄtica do Ensino Superior em Design, no quadro do processo de adequação a Bolonha, implica a necessidade de definir o perfil de competĂȘncias em design que deverĂĄ enquadrar a estruturação dos novos planos curriculares dos cursos de 1Âș e 2Âș ciclos. Tendo em consideração que, desde que Ă© detectada uma necessidade de mudança de plano curricular atĂ© que os primeiros graduados com o novo perfil de competĂȘncias entram no mercado de trabalho, decorre um perĂodo mĂnimo de trĂȘs a cinco anos, importa que as Escolas Superiores desenvolvam estudos prospectivos que permitam antecipar as alteraçÔes de necessidades no que respeita Ă s competĂȘncias futuras dos designers. Com o objectivo de analisar em que medida a formação superior em design dota os graduados de competĂȘncias empresariais, foi realizado um estudo por questionĂĄrio junto de designers nacionais a exercer profissĂŁo, atravĂ©s do qual se pretendeu avaliar em que medida as respectivas competĂȘncias empresariais foram por eles adquiridas por via da formação superior ou da experiĂȘncia profissional. Os inquiridos foram tambĂ©m questionados quanto Ă sua visĂŁo sobre a evolução de exigĂȘncias futuras no que respeita a essas mesmas competĂȘncias (horizonte 2015). O conjunto de competĂȘncias empresariais questionadas foi definido atravĂ©s de pesquisa bibliogrĂĄfica e de documentação recolhida junto das principais organizaçÔes nacionais e internacionais ligadas ao design. A anĂĄlise estatĂstica dos resultados obtidos permitiu concluir que as competĂȘncias empresariais sĂŁo adquiridas pelos designers sobretudo atravĂ©s da prĂĄtica profissional, sendo o contributo da formação superior insuficiente. No que respeita Ă visĂŁo das necessidades futuras, os inquiridos consideram que os profissionais de design se confrontarĂŁo com um aumento significativo das exigĂȘncias de desempenho no que respeita Ă s competĂȘncias empresariais. Face Ă s conclusĂ”es obtidas, tendo em consideração a adequação a Bolonha, o conjunto de competĂȘncias definido foi analisado e desenvolvida uma proposta de estrutura curricular que contempla aquisição daquelas competĂȘncias empresariais ao longo da formação superior em Design de 1Âș e 2Âș ciclos. | pt |
dc.identifier.citation | GOMES, A.C.; GUEDES, M.G.(2009) - CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional. In Congresso E_Design Conference, Lisboa, Novembro 2009. Lisboa : CPD. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/137 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro PortuguĂȘs de Design | pt |
dc.subject | CompetĂȘncias empresariais | pt |
dc.subject | Perfil profissional | pt |
dc.subject | Perfil profissional do designer | pt |
dc.subject | Adequação a Bolonha | pt |
dc.title | CompetĂȘncias empresariais do designer: ensino vs experiĂȘncia profissional | pt |
dc.title.alternative | Designer business skills: eduction vs professional experience | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.title | Congresso E_Design | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | conferenceObject | pt |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.81 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: