Repository logo
 
Publication

Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2015-03-17T10:37:56Z
dc.date.available2015-03-17T10:37:56Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractObjetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.por
dc.description.abstractAbstract - Aim of this study (qualitative methodology), 2 case study mode students ' 3rd year of the first Cycle of basic education, a Portuguese public school, was to analyze the indiscipline and/or breach of disciplinary rules that, increasingly, is reflected in academic achievement and that is a concern for teachers. Taking into account the well-founded theories of indiscipline versus school discipline, we discussed the causes and reasons that lead these children to commit indiscipline acts or of failure to comply with the standards in the classroom. Data collection techniques used were: inventory of types of acts the 9 teachers; Note (desk, natural, end); interviews with 2 teachers and parents of students in study; field notes; Triangulation of the data. We applied a intervention program to 2 students to mitigate or eliminate these trends and improve your income. We suggest psicoeducativa strategies for teachers to manage and control the discipline.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2014) - Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). Interfaces da educação. ISSN 2177-7691. Vol. 5, nº 15, p. 165-187.por
dc.identifier.issn2177-7691
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2743
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpor
dc.subjectComportamentos disruptivospor
dc.subjectIndisciplina escolarpor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectIntervenção pedagógicapor
dc.subjectEstratégia psicoeducativapor
dc.subjectDisruptive behaviorspor
dc.subjectSchool indisciplinepor
dc.subjectBasic Educationpor
dc.subjectPedagogical interventionpor
dc.subjectPsicoeducativa strategypor
dc.titleIncumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)por
dc.title.alternativeDelay versus undisciplined in the first cycle of basic education (case study of two students in an urban school portuguese)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceParanaíba (Brasil)por
oaire.citation.endPage187por
oaire.citation.issue15por
oaire.citation.startPage165por
oaire.citation.titleInterfaces da educaçãopor
oaire.citation.volume5por
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Interfaces da Educação.pdf
Size:
844.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: