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Abstract(s)
A infância é um conceito, uma representação, um tipo ideal a caracterizar elementos comuns às diferentes crianças. Admite-se a subdivisão de infâncias, quando surgem contextos sócio educativos para a infância material ou moralmente abandonada, infância pobre ou órfã, infância inadaptada ou delinquente, etc. A criança torna-se a categoria genérica, por exemplo, como objecto da investigação pedagógica, social, psicológica e antropológica. No contexto ao estudo e à temática abordada, o autor dá, por um lado, uma visão descritiva dos campos historiográficos de investigação histórico-educativa actuais em Portugal e das medidas e serviços de protecção à infância, em situação de abandono, delinquente e em perigo moral, durante a primeira metade do século XX e, por outro lado, da integração da Obra da Rua do P.e Américo no contexto da História da Educação Social e da História da Assistência à Infância.
Description
Keywords
Historiografia Categorias historiográficas Obra de rua Criança abandonada História da educação social História da assistência à infância
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2005) - A obra da rua no contexto historiográfico da criança abandonada em Portugal. Caderno de Pedagogia. ISSN 1518-109X. Ano 10, nº 10, p. 15-35.
Publisher
Centro Universitário Moura Lacerda
