Repository logo
 
Publication

Ensino do piano em Portugal : estudo comparativo de programas curriculares

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorRoseiro, Nádia Sofia Rodrigues
dc.date.accessioned2019-08-01T09:53:06Z
dc.date.available2019-08-01T09:53:06Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta-se de forma bipartida, na medida em que espelha o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada e a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A primeira parte deste trabalho descreve o estágio profissional realizado no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório Regional de Castelo Branco. Esta é constituída pelas caracterizações da escola, dos alunos envolventes, da disciplina de Piano e de Classe de Conjunto – Coro, bem como a apresentação de algumas planificações, relatórios de aula e reflexão crítica sobre o trabalho de observação e lecionação realizado. A segunda parte diz respeito ao projeto de investigação que compreende um estudo comparativo de cinco planos curriculares no ensino oficial de piano em Portugal do ano letivo de 2017/2018. Depois da realização deste estudo procurou-se chegar a conclusões mais assertivas através da realização e consequente análise de questionários aos docentes das instituições selecionadas, com vista a diagnosticar eventuais problemas ou disparidades neste tipo de ensino, dada a realidade atual dos discentes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report is presented in a bipartite form, as it mirrors the development of the Supervised Teaching Practice and the research related to the Artistic Education Project. The first part of this work describes the professional internship held in the academic year 2017/2018 at the Castelo Branco Regional Conservatory. This consists of the characterizations of the school, the surrounding students, the Piano discipline and the Choir Class, as well as the presentation of some planning, class reports and critical reflection on the observation and teaching work carried out. The second part concerns the research project that comprises a comparative study of five curricular plans in the official piano teaching in Portugal of the 2017/2018 school year. After completing this study, I sought to reach more assertive conclusions by conducting and analysing questionnaires to the teachers of the selected institutions, in order to diagnose any problems or disparities in this type of teaching, given the current reality of the students.pt_PT
dc.identifier.tid202269671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6632
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino pianopt_PT
dc.subjectProgramas pianopt_PT
dc.subjectCurrículo pianopt_PT
dc.subjectPiano educationpt_PT
dc.subjectPiano programspt_PT
dc.subjectPiano curriculumpt_PT
dc.titleEnsino do piano em Portugal : estudo comparativo de programas curricularespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Nádia Roseiro(18) .pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: