Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada : uma nova abordagem no ensino da iniciação de fagote : o Método Suzuki

dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorCarreira, Carolino António Silva Neves
dc.contributor.authorDias, Diana Raquel da Silva
dc.date.accessioned2015-01-21T17:50:58Z
dc.date.available2015-01-21T17:50:58Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto.por
dc.description.abstractO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Uma Nova Abordagem no Ensino da Iniciação de Fagote: O Método Suzuki. A falta de repertório para fagotino e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino da iniciação de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias criadas por Suzuki se podem aplicar com sucesso no ensino da iniciação do fagote. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki, incluindo a composição de um método para fagotino constituído por uma pequena compilação de músicas infantis, com arranjos para fagotino, fagote e piano, e as respetivas gravações.por
dc.description.abstractAbstract: This report reflects the teaching practice developed in stage performed within the course of the curricular unity of Supervised Teaching Practice, as well as the research work developed within the course of the curricular unity of Project of Artistic Education, being divided into two parts. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, where is done the characterization of the school and students, where are shown the lesson plans and classroom reports, also presenting a critical reflexion of the work developed over the stage. In the second part is exposed the research work, under the title A New Approach in Teaching Bassoon Initiation: The Suzuki Method. The lack of repertoire for quint bassoon and the inexistence of an appropriate and adapted pedagogy for the teaching of bassoon initiation were the motto to the completion of this research. Due to this facts and knowing the success that the Suzuki Method has in violin education, as well as the success of its adaptation to other instruments, it’s intended to study if the methodologies created by Suzuki can be applied successfully in the teaching of bassoon initiation. For this end, it was developed a study based on the guiding principles of the Suzuki Method, including the composition of a method for quint bassoon consisting of a small compilation of children’s songs, with arrangements for quint bassoon, bassoon and piano, and their respective recordings.por
dc.identifier.tid201096080
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2692
dc.language.isoporpor
dc.subjectMétodo Suzukipor
dc.subjectPedagogia musicalpor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectIniciação de fagotepor
dc.subjectFagotinopor
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionada : uma nova abordagem no ensino da iniciação de fagote : o Método Suzukipor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineInstrumento e Classe de Conjuntopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Diana_Dias_ESART_Final_.pdf
Size:
6.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: