Repository logo
 
Publication

Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da Formação Musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorPinheiro, Nuno Miguel Pinto
dc.date.accessioned2018-03-11T17:52:40Z
dc.date.available2018-03-11T17:52:40Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro C do segundo grau e de Formação Musical do quarto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2015/2016. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Numa primeira parte do Relatório centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, o material didático utilizado e as grelhas de observação construídas para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) A canção tradicional contribui para o interesse e a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias utilizando as canções tradicionais da Beira Baixa como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa, a aprendizagem de competências musicais, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pelo reportório tradicional. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da instituição – Conservatório; caracterização das turmas; planificação e lecionação das aulas, recolha de dados e registos de observação; realização de três inquéritos por questionário, recolha e análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, as grelhas de observação, os resumos reflexivos e os inquéritos por questionário. Em suma, as estratégias adotadas conduziram a uma melhoria significativa das competências e dos resultados musicais dos alunos de Formação Musical, promovendo nos estudantes uma maior predisposição motivacional para aprender. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima e os hábitos de estudo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report focuses - on the curricular module in Supervised Teaching Practice Course of the Music Teaching Master's Degree- Musical training and ensemble class variant, in the classes of the 2nd degree Choir C and Musical Formation of the 4th degree, at the Regional Conservatory of Castelo Branco, through the school year 2015/2016. It embodies a research study oriented and developed for the course unit of Artistic Education Project, attesting a usage of the acquired knowledge throughout the course. On a first stage the report recalls on the knowledge of school and teaching contexts, presenting the trainee’s descriptions of the classes in the Choir and Music Training subjects, as well as offering the didactic material, planning and thoughts taken into account, as well as observation tables destined for the students' performance evaluation. Then, a Supervised Teaching Practice about the case Study is presented on the theme: "Traditional Music from Beira-Baixa: Application and Contributions into Teaching Music Education". The research guidelines to the study were: (1) Does the Traditional Song contribute to the motivation of learning in Musical Education? (2) How to apply strategies using the Traditional Songs of Beira Baixa as a resource for the musical skills in Music Education development? Resorting to the Traditional Songs of Beira Baixa, a specific strategy was developed, regarding the learning of musical skills, motivational improvement and the students' interest for the traditional repertoire. The research focused on the analysis of the results on the use of the Traditional Songs of Beira Baixa in Teaching Musical Education in Specialized Schooling. The procedures thus relate to the Institution’s depiction - Conservatório; Class characterization; Class planning and lecturing, data collection and observation records; the carrying out of three surveys, gathering and assessing the information; and following ideas regarding the preparation and dissemination of the outcome results; also, bibliographical references, worksheets and surveys were taken as research instruments. In short, the adopted procedures seem to lead to a considerable improvement on student’s skills and musical results, promoting the motivation and propensity to learn. The obtained results during the study with the Traditional Songs of Beira Baixa indicate that their implementation in Music Training classes can boon positive effects, improving school achievement, self - esteem and study habits.pt_PT
dc.identifier.tid201881586
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6034
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectCanção tradicionalpt_PT
dc.subjectBeira Baixapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectTraditional songpt_PT
dc.titleMúsica tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Nuno Pinheiro(20) 1.1.pdf
Size:
9.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: