Repository logo
 
Publication

Atividades digitais através do Edilim no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorPonciano, Joana Belmira Gaspar Nunes
dc.date.accessioned2019-05-13T13:54:37Z
dc.date.available2019-05-13T13:54:37Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia a dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor «EdiLim» através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.° Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a «Orientadora Cooperante» e o «Par Pedagógico». Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas à «Orientadora Cooperante» e a um professor do 1º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGIL, Henrique ; PONCIANO, Joana (2018) - Atividades digitais através do Edilim no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada . In BALÇA, Ângela [et al. ], coord. - A Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora : Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-989-8550-74-3. p. 384-410.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8550-74-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6520
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UE.pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)pt_PT
dc.subjectEdiLimpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectSoftware educativopt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_PT
dc.titleAtividades digitais através do Edilim no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage410pt_PT
oaire.citation.startPage384pt_PT
oaire.citation.titleA Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évorapt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATIVIDADES DIGITAIS ATRAVÉS DO EDILIM NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA_.pdf
Size:
826.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: