Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMatos, Carina
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorSilveira, Paulo
dc.date.accessioned2025-11-26T12:50:45Z
dc.date.available2025-11-26T12:50:45Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractNum contexto educativo cada vez mais mediado pelas tecnologias, é essencial desenvolver, desde cedo, competências para uma participação crítica na sociedade digital. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com 26 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional articulado com os conteúdos curriculares, recorrendo à plataforma «Code.org». Neste estudo, a programação foi utilizada como meio pedagógico para exercitar competências do PC. A intervenção estruturou-se em três fases sequenciais, integrando atividades de Matemática, Português e Estudo do Meio, combinadas com desafios de programação visual. A recolha de dados, de natureza mista, incluiu um Teste de Pensamento Computacional, questionários, entrevistas, focus group e observação participante. A triangulação (análise estatística e análise de conteúdo) permitiu avaliar resultados e o processo de ensino e aprendizagem, revelando melhorias nas competências de sequenciação, decomposição, abstração, definição de algoritmos, repetição e reconhecimento de padrões, bem como desenvolvimento na capacidade de resolução de problemas, motivação para a aprendizagem, trabalho em equipa e criatividade. Os resultados sustentam a relevância da integração intencional do PC e do «Code.org» no currículo como estratégia pedagógica para responder aos desafios da digitalização do ensino.por
dc.description.abstractIn an educational context increasingly mediated by digital technologies, it is essential to develop, from an early age, competences that enable critical participation in the digital society. This paper presents the results of an action research study with 26 pupils in the first cycle of primary education, aimed at developing Computational Thinking in articulation with curricular content, using the Code.org platform. In this study, programming was employed as a pedagogical means to exercise Computational Thinking competences. The intervention was structured into three sequential phases, integrating activities from Mathematics, Portuguese and Environmental Studies, combined with visual programming challenges. Data collection, of a mixed nature, included a Computational Thinking Test, questionnaires, interviews, a focus group and participant observation. Triangulation (statistical analysis and content analysis) enabled the evaluation of both outcomes and the teaching–learning process, revealing improvements in sequencing, decomposition, abstraction, algorithm definition, repetition and pattern recognition, as well as gains in problem-solving, motivation for learning, teamwork and creativity. The findings support the relevance of intentional integration of Computational Thinking and Code.org into the curriculum as a pedagogical strategy to address the challenges of the digitalisation of education.eng
dc.identifier.citationMATOS, C. ; GIL, H. ; SILVEIRA, P. (2025) - Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org». In SIIE 2025 - XXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu 2025. p. 1-6.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10379
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectPensamento computacional
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectIntegração curssicular
dc.subjectComputational thinking
dc.subjectPrimary education (first cycle)
dc.subjectCurriculum integration
dc.subjectCode.org
dc.titleDesenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»por
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu
oaire.citation.endPage6
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleXXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameGil
person.familyNameSilveira
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNamePaulo
person.identifier1527330
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.ciencia-id971D-D0D2-20AD
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0003-4552-2323
person.identifier.scopus-author-id57203914599
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublicationeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Pensamento computacional_CM_HG_PS_SIIE_2025.pdf
Size:
8.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: