Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educare-educere 1998 um olhar.pdf8.58 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O autor neste artigo insiste na importância da historicidade do quotidiano escolar e social (este implica o educativo e o cultural), principalmente na vida das instituições educativas, da criança em formação (em particular a mais desprotegida ou com dificuldades de aprendizagem), a convivência na comunidade educativa, a história de vida dos professores, etc. Todos estes aspectos implicam, o debate sobre as fontes documentais e perspectivas metodológicas (método biográfico, as histórias oral, as memórias, as biografias,...) preponderantes não só para a análise da vida quotidiana, mas também como elementos para história social e educativa. Destaca, ainda, dois campos de investigação na história social da educação e propõe algumas orientações da investigação em história da educação, com uma incidência sobre a importância da organização dos arquivos e das bibliotecas locais ou regionais como ponto de partida para as investigações de história local e da análise ao quotidiano escolar e social. O objectivo do presente estudo pode contribuir para reflexão sobre as interrogações relativas às orientações da investigação histórico-educativa actual.

Description

Keywords

Investigação histórica-educativa Análise documental Criança em risco História educação social Quotidiano social

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto (1998) - Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano IV, nº 5 (Dezembro), p. 87-99.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Castelo Branco

CC License