Publication
Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2012-06-14T09:29:57Z | |
dc.date.available | 2012-06-14T09:29:57Z | |
dc.date.issued | 1998-12 | |
dc.description.abstract | O autor neste artigo insiste na importância da historicidade do quotidiano escolar e social (este implica o educativo e o cultural), principalmente na vida das instituições educativas, da criança em formação (em particular a mais desprotegida ou com dificuldades de aprendizagem), a convivência na comunidade educativa, a história de vida dos professores, etc. Todos estes aspectos implicam, o debate sobre as fontes documentais e perspectivas metodológicas (método biográfico, as histórias oral, as memórias, as biografias,...) preponderantes não só para a análise da vida quotidiana, mas também como elementos para história social e educativa. Destaca, ainda, dois campos de investigação na história social da educação e propõe algumas orientações da investigação em história da educação, com uma incidência sobre a importância da organização dos arquivos e das bibliotecas locais ou regionais como ponto de partida para as investigações de história local e da análise ao quotidiano escolar e social. O objectivo do presente estudo pode contribuir para reflexão sobre as interrogações relativas às orientações da investigação histórico-educativa actual. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (1998) - Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano IV, nº 5 (Dezembro), p. 87-99. | por |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1304 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | por |
dc.subject | Investigação histórica-educativa | por |
dc.subject | Análise documental | por |
dc.subject | Criança em risco | por |
dc.subject | História educação social | por |
dc.subject | Quotidiano social | por |
dc.title | Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 99 | por |
oaire.citation.startPage | 87 | por |
oaire.citation.title | Educare Educere | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |