Repository logo
 
Publication

Conhecimento sobre currículo de química de professores peritos da 7ª classe no sistema educativo angolano

dc.contributor.authorBaca, Laurinda
dc.contributor.authorOnofre, Marcos
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2016-09-08T10:28:19Z
dc.date.available2016-09-08T10:28:19Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionavam a 7a classe (12-13 anos de idade), com o objetivo de caraterizar o conhecimento desses professores sobre o currículo tendo em conta que o currículo de qualquer disciplina e de qualquer nível de ensino representa as aprendizagens consideradas relevantes pelos decisores devendo considerar as capacidades e aspirações do aluno, a língua, o meio e a cultura, a história e a arte, as exigências de trabalho e as interações de caráter societal. Dai que o professor, para poder planear as atividades de ensino e aprendizagem, tem, necessariamente, de conhecer o currículo no sentido de proporcionar ao educando os saberes da disciplina e explorar as articulações necessárias para a sua digna integração na complexa sociedade atual. Para o efeito, entrevistamos 16 professores selecionados como peritos. Num desenho metodológico exploratório, a técnica utilizada foi a entrevista e os dados foram submetidos à análise de conteúdo e categorizados. Os resultados revelaram que os professores peritos manifestaram um considerável domínio de conhecimento do currículo de Química e valorizaram a articulação vertical e horizontal dos seus conteúdos.pt_PT
dc.description.abstractThis study was developed within the Angolan education system, with chemistry expert teachers who taught 7th grade (12-13 years old), with the objective of to characterize the knowledge of these teachers about the curriculum taking into account that the curriculum of any discipline and any level of education is the learning considered as relevant by decision-makers and must consider the capabilities and aspirations of the student, the language, the environment and the culture, history and art, the professional requirements and interactions of societal character. Therefore, theteacher, in order to plan teaching and learning activities, has necessarily to meet the curriculum in order to provide student with the knowledge of the discipline and explore the necessary articulations for its dignified integration in the complex modern society. For this purpose, we interviewed 16 teachers selected as experts. In a exploratory study design, the technique used was the interview and the data were treatedby content analysis and categorized. The results revealed that expert teachers expressed a considerable knowledge of the field of chemistry curriculum and valued the vertical and horizontal articulation of its contents.pt_PT
dc.identifier.citationBACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2015) - Conhecimento sobre currículo de química de professores peritos da 7ª classe no sistema educativo angolano. In Encontro Nacional de Educação em Ciências, 16, Lisboa, 10-12 de setembro – Ciência como Cultura : atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 538-542.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5360
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema educativo angolanopt_PT
dc.subjectEnsino de químicapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectProfessores peritospt_PT
dc.subjectAngolan educational systempt_PT
dc.subjectChemistry teachingpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectExpert teacherspt_PT
dc.titleConhecimento sobre currículo de química de professores peritos da 7ª classe no sistema educativo angolanopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage542pt_PT
oaire.citation.startPage538pt_PT
oaire.citation.titleXVI Encontro Nacional de Educação em Ciências : Ciência como Culturapt_PT
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONHECIMENTO SOBRE CURRICULO DE QUIMICA.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: