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Puzzles geométricos em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
dc.contributor.authorBarradas, Inês Isabel Caetano
dc.date.accessioned2023-05-19T09:45:19Z
dc.date.available2023-05-19T09:45:19Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integradas no ciclo de estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de 5 e 6 anos e incluiu o desenvolvimento de uma investigação que tem como tema: “Puzzles Geométricos em Educação Pré-Escolar”. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 1.ºano. A investigação insere-se na problemática da utilização de puzzles geométricos, tipo tangram em educação pré-escolar, tendo como questão-problema: O recurso a puzzles, tipo Tangram, promove aprendizagens geométricas significativas em educação pré-escolar? Com base na questão problema definiram-se os seguintes objetivos: (i) desenhar e implementar um percurso didático que incorpore puzzles tipo tangram como recurso para a exploração de noções geométricas e a integração de diferentes domínios da Área de Expressão e Comunicação; (ii) Analisar o contributo da realização de atividades com recurso ao Tangram para o desenvolvimento/construção de noções e capacidades geométricas em crianças da educação pré-escolar (5-6 anos); (iii) Analisar o envolvimento/implicação (e.g., interesse, motivação, emoções) de crianças da educação pré-escolar (5-6 anos) na realização de atividades com recurso ao tangram. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante com o auxílio de notas de campo e meios audiovisuais. Quanto à análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e respetivos indicadores de análise. A análise dos dados e os resultados obtidos sustentam a conclusão de que a utilização de puzzles, tipo Tangram, favorece aprendizagens significativas de conteúdos de Geometria na Educação Pré-Escolar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This internship report was conducted within the scope of the module Supervised Practices in Pre-school and Primary Education. This module is integral to the Masters degree in Pre-school and Primary Education, taking place at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. The Supervised Practice in Preschool Education was developed with a group of 5 and 6 year old children and included the development of an investigation with the theme: "Geometric Puzzles in Preschool Education". The Supervised Practice in Primary School Teaching was developed with a 1st grade class. The research is part of the problem of the use of geometric puzzles, tangram type in preschool education, with the question-problem: Does the use of puzzles, tangram type, promotes significant geometric learning in preschool education? Based on the problematic issue, the following objectives were defined: (i) design and implement a didactic course that incorporates tangram puzzles as a resource for the exploration of geometric notions and the integration of different areas of the Expression and Communication Area; (ii) analyze the contribution of activities using tangram for the development/construction of geometric notions and skills in preschool children (5-6 years old); (iii) analyze the involvement/implication (e.g., interest, motivation, emotions) of preschool children (5-6 years old) in performing activities using Tangram. The research was conducted within a qualitative paradigm and followed an action research design. With regard to data collection instruments, these included: participant observation with the aid of field notes and audiovisual media. As for data analysis, we used content analysis based on the definition of categories and respective indicators of analysis. The data analysis and the results obtained support the conclusion that the use of puzzles, Tangram type, favors significant learning of Geometry contents in Pre-School Education.pt_PT
dc.identifier.tid203295188pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8493
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectTangrampt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectTangrampt_PT
dc.titlePuzzles geométricos em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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